Você está aqui: Página Inicial > Campus > Igarassu > Notícias > Live vai esclarecer dúvidas sobre retomada das atividades de ensino

Live vai esclarecer dúvidas sobre retomada das atividades de ensino

por publicado: 21/07/2020 17h44 última modificação: 22/07/2020 14h51
Transmissão ao-vivo será nesta quinta-feria (23), às 19h30, no YouTube

A direção-geral e a Diretoria de Ensino (DEN) do IFPE Igarassu vão realizar uma transmissão ao vivo (Live) nesta quinta-feira (23), às 19h30. O objetivo é dialogar com a comunidade acadêmica sobre a retomada das atividades de ensino do primeiro semestre de 2020, que vai acontecer de forma não-presencial, a partir do dia 17 de agosto.

A Live será transmitida pelo Canal IFPE Campus Igarassu no Youtube. Na ocasião, os participantes poderão enviar dúvidas e comentários, por meio do chat do YouTube.

O calendário acadêmico presencial 2020.1 do IFPE foi suspenso no dia 16 de março, por causa da pandemia do coronavírus. A decisão ocorreu com base nas recomendações das autoridades sanitárias do país. O reitor do IFPE, José Carlos de Sá, divulgou uma Nota Oficial na última segunda-feira (20), comunicando o retorno da Instituição às atividades de ensino, de forma remota, a partir do próximo dia 17 de agosto, após deliberação do Comitê de Crise do IFPE.

Trabalho durante a pandemia

Durante o período de suspensão do calendário acadêmico presencial, as atividades administrativas, bem como de Pesquisa e Extensão, continuaram sendo realizadas remotamente pelos servidores e professores do campus. Nesse intervalo, o Campus Igarassu ofertou 400 vagas, em nove cursos de Extensão na modalidade a distância abertos ao público geral. Também foram realizados eventos virtuais voltados para a comunidade acadêmica, a exemplo da "VIII Mostra de Extensão do Campus Igarassu" e do "III Logmaster".

Os servidores participaram de atividades de formação e capacitação, tais como o "Ciclo de Formação sobre inclusão de estudantes com deficiência" e o minicurso "Noções introdutórias de compras e da fiscalização de contratos administrativos na administração pública". Alguns professores do campus promoveram Lives voltadas ao universo acadêmico, como forma de estreitar os laços e manter os estudantes conectados às atividades de ensino.

Setores ligados à área burocrática contaram com o trabalho de servidores de forma presencial em algumas ocasiões. A direção-geral do IFPE Igarassu promoveu reuniões periódicas com todos os servidores, a fim de discutir e alinhar as atividades em desenvolvimento. A DEN manteve um calendário constante  de trabalho voltado à análise, à discussão e à projeção de atividades, calendário e possíveis cenários de retorno às atividades de ensino, junto aos demais campi e à Reitoria.

Comissão Interna

Também durante todo esse período, a Comissão Interna de Combate à Covid-19 realizou reuniões, com o intuito de buscar as melhores alternativas para lidar com as consequências da pandemia na região onde o IFPE Igarassu está localizado.

Entre as ações da Comissão está a distribuição de 33 kits com gêneros alimentícios e materiais de limpeza, além de 40 litros de álcool 70% para moradores de Igarassu e região. Os recursos para compra dos materiais doados foram obtidos por meio de campanha de arrecadação financeira entre os servidores do campus. Em outra ação, a Comissão distribuiu 85 kits com materiais de limpeza e 25 escudos faciais protetores para os trabalhadores da obra da sede definitiva do Campus. Outros 45 litros de álcool 70% também foram entregues. Todo o álcool distribuído foi doado ao IFPE Igarassu pela Usina São José.

Assistência Estudantil

Foram mantidos os pagamentos dos programas de Assistência Estudantil, a exemplo dos Programas Bolsa Permanência e Benefício Eventual. Além disso, com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), foram distribuídos 331 kits com gêneros alimentícios a estudantes da Educação Básica do campus que manifestaram interesse por meio de um cadastro on-line. Outros 23 kits com alimentos foram distribuídos entre estudantes dos cursos superiores do IFPE Igarassu, por iniciativa dos servidores, que realizaram nova campanha interna para arrecadação dos recursos financeiros para a compra dos alimentos.