Você está aqui: Página Inicial > Campus > Ipojuca > Notícias > Inclusão de estudantes surdos é tema de formação docente

Notícias

Inclusão de estudantes surdos é tema de formação docente

Iniciativa de formação docente no Campus Ipojuca promoveu encontro com educadora especialista em LIBRAS
por publicado: 16/04/2018 15h18 última modificação: 16/04/2018 15h20

Docentes do Campus Ipojuca participaram, na quinta-feira (12), de uma sessão de formação voltada à inclusão de estudantes surdos nas atividades acadêmicas. A pedagoga Juliana França, especialista em docência, tradução e interpretação de Libras, foi a mediadora do encontro, que também reuniu servidores técnico-administrativos e estudantes de Licenciatura em Química.

“Os professores têm que considerar que a primeira língua dos surdos é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Não apenas é necessário lançar mão do intérprete, mas também adaptar recursos visuais e métodos de avaliação às necessidades específicas desses estudantes”, afirma França. “E quanto mais contato os educadores puderem ter com a Libras, melhor”.

O encontro foi promovido pela Assessoria Pedagógica do Campus (Aspe), ligada à Direção de Ensino. “Percebemos que havia essa demanda entre os docentes, e achamos importante discutir metodologias e propostas para o ensino de estudantes surdos“, explicou Lóide Silveira, pedagoga da Aspe.

No atual semestre acadêmico, o Campus Ipojuca do IFPE recebeu estudantes surdos pela primeira vez, no curso de Automação Industrial. Uma parceria com a Prefeitura viabilizou a disponibilização de um intérprete de Libras/Português para acompanhar os estudantes durante as aulas.

No Campus, o Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Especiais (NAPNE) também presta apoio a ações pela educação inclusiva em nossa comunidade acadêmica. Para entrar em contato com o Núcleo, escreva para: napne@ipojuca.ifpe.edu.br.