Você está aqui: Página Inicial > Campus > Ipojuca > Notícias > INGRESSO 2023.1 | IFPE divulga lista preliminar de inscritos e abre prazo para retificações

Notícias

INGRESSO 2023.1 | IFPE divulga lista preliminar de inscritos e abre prazo para retificações

Também foram publicadas as instruções para procedimentos de heteroidentificação e aferição da condição de indígena
por publicado: 22/11/2022 14h43 última modificação: 23/11/2022 12h10

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) publicou a lista preliminar das inscrições do Processo de Ingresso 2023.1. Também foi publicado o documento com as instruções para os procedimentos de heteroidentificação, complementar à autodeclaração e da aferição da condição de indígena autodeclarada.

Confira a lista das inscrições para os cursos do Campus Ipojuca, disponível no site do Processo de Ingresso 2022.1.

Os candidatos e as candidatas deverão acessar o endereço ingresso.ifpe.edu.br, entrar na área do candidato e verificar a situação de sua inscrição. As pessoas que tiveram as inscrições indeferidas poderão consultar o motivo do indeferimento e realizar a retificação da inscrição, em virtude de documentações ou informações divergentes.

O prazo para retificação de inscrições correrá nesta terça (22) e quarta-feira (23/11). Neste período, os/as candidatos/as poderão corrigir os dados e até anexar nova documentação. A retificação será submetida a uma nova análise, e a lista final das inscrições será publicada no dia 28/11.

Heteroidentificação e aferição da condição de indígena - As instruções para o Procedimento de Heteroidentificação complementar à autodeclaração e de aferição da condição de indígena autodeclarada foram publicadas, e estão disponíveis no site ingresso.ifpe.edu.br.

Todos/as candidatos/as que se autodeclararam negros/as (preto/a ou pardo/a) ou indígenas que tiveram as suas inscrições deferidas deverão passar por este procedimento. O envio do conteúdo deverá ser feito através do WhatsApp, no prazo de 29 de novembro a 7 de dezembro de 2022.

No caso da heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras, os/as candidatos/as deverão produzir um vídeo com sua autodeclaração e enviar para a comissão de avaliação. A aferição da condição declarada será exclusivamente através do critério fenotípico. Caso o/a candidato/a seja pessoa com deficiência auditiva ou surdo/a, poderá apresentar a sua autodeclaração utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Para a aferição da condição de indígena autodeclaradam, as/as candidatos/as deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), emitido pela fundação Nacional do Índio (Funai), ou, na ausência do RANI, o Reconhecimento de Identidade Indígena, que é composto por uma Autodeclaração e Consciência de Identidade Indígena (assinada pelo/a candidato/a) e por uma declaração de Reconhecimento (assinada pelo cacique ou outra liderança equivalente).

Dúvidas - Em caso de dúvidas sobre os procedimentos de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena, os/as candidatos/as devem utilizar o sistema de atendimento disponível no endereço  atendimentoingresso.ifpe.edu.br, na categoria "Heteroidentificação e Aferição da Condição de Indígena", ou os contatos dos campi/polos do IFPE, que estão listados no anexo H do edital do processo de Ingresso (Edital REI/IFPE nº 53, de 2022). As dúvidas e solicitações de atendimento encaminhadas para o sistema serão respondidas em até 2 dias úteis.

As instruções completas sobre gravação e envio do vídeo, sobre a apresentação do RANI ou das declarações estão no documento abaixo, disponível também no site ingresso.ifpe.edu.br: INSTRUÇÕES PARA O PROCEDIMENTO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO COMPLEMENTAR À AUTODECLARAÇÃO E DE AFERIÇÃO DA CONDIÇÃO DE INDÍGENA AUTODECLARADA.