Você está aqui: Página Inicial > Campus > Ipojuca > Notícias > Saúde e cultura inspiram Outubro Rosa no Campus

Notícias

Saúde e cultura inspiram Outubro Rosa no Campus

Ação de extensão contempou palestra sobre prevenção do câncer de mama, agendamento de exames e apresentação cultural
por publicado: 25/10/2018 15h17 última modificação: 25/10/2018 16h08

Atividades realizadas na última quarta-feira (24) marcaram a campanha Outubro Rosa no IFPE-Campus Ipojuca. A organização foi do Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade (NEGED), que convidou servidoras, estudantes e moradoras do bairro de Vila Califórnia, vizinho ao Campus.

 A programação começou com uma palestra sobre prevenção do câncer de mama, ministrada pela enfermeira Iraneide Nascimento dos Santos, professora do curso de Segurança do Trabalho. Ela abordou os fatores de risco e de proteção contra a doença, como o autoexame das mamas e a realização de exames clínicos periódicos.

O evento também contou com o apoio da Secretaria de Saúde do município, que enviou a gerente de política estratégica Bruna Machado. “É importante a presença de todas aqui – mesmo as mais jovens, que estão fora do perfil onde a incidência do câncer de mama é maior. Vocês são multiplicadoras das informações que viram aqui“, disse ela.

A programação se encerrou com uma apresentação do grupo de dança do Núcleo de Arte e Cultura do Campus (NAC), que vem desenvolvendo coreografias sobre a temática do empoderamento feminino, e com uma oficina de maquiagem, oferecida por consultas da marca de cosméticos Mary Kay. Danielle Ferreira, coordenadora do NEGED e organizadora do evento, agradeceu a presença das convidadas. “Buscamos conscientizar sobre a importância do autoexame e do acompanhamento médico para a saúde feminina, e incluímos na programação também este momento de desconcentração”, disse.

Outubro Rosa14.jpg