Você está aqui: Página Inicial > Campus > Olinda > Notícias > Abertas inscrições para curso gratuito de Geometria Analítica

Abertas inscrições para curso gratuito de Geometria Analítica

São oferecidas 60 vagas. Inscrições podem ser feitas até quinta (22)
por publicado: 19/07/2021 17h00 última modificação: 21/07/2021 10h12

O IFPE Olinda lançou edital para o curso de extensão Geometria Analítica Básica. São oferecidas 60 vagas para quem está concluindo ou possui Ensino Médio completo. As inscrições on-line podem ser feitas até sexta-feira (23) por este formulário. É necessário anexar uma cópia de declaração de matrícula, Ficha 19 ou certificado de Ensino Médio.

Ministradas de forma remota, as aulas ocorrerão nas terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, no período de 27 de julho a 4 de novembro de 2021. Os estudantes selecionados deverão possuir acesso à internet para acompanhar as atividades.

A Geometria Analítica é a disciplina que inicia o aluno na formalidade da Matemática de nível superior. Ao mesmo tempo que resgata os conceitos usuais de geometria euclidiana (ponto, reta, plano, etc), leva o aluno a pensar de forma algébrica nestes conceitos, preparando-o assim para disciplinas mais abstratas, como a Álgebra Linear. Também introduz o aluno ao conceito de espaço tridimensional e desenvolve sua capacidade de visualização espacial e abstração.

Dúvidas podem se esclarecidas pelo e-mail: dpex@olinda.ifpe.edu.br

Confira o edital

Conteúdo Programático (60h):

1-Continuidade e Limites: 1.1 Noção de continuidade 1.2 Limites de uma função contínua 1.3 Propriedades operatórias dos limites 2-Derivadas das funções elementares: 2.1 Introdução aos estudos das derivadas 2.2 Derivadas Elementares 2.3 Propriedades operatórias (Regra da cadeia) 3-Noção de integral: 3.1 Área sob o gráfico de uma função contínua 3.2 Primitivas e integrais 3.3 Integral definida 4-O ponto: 4.1 introdução, plano cartesiano, distância entre dois pontos 4.2 Ponto médio de um segmento 4.3 condição de alinhamento de três pontos 5-A reta: 5.1 Introdução 5.2 Equação geral da reta; reduzida, segmentária e paramétricas 5.3 Intersecção de retas 5.4 Paralelismo e perpendicularidade 5.5 Inequação do 1 grau com duas varáveis 5.6 Distância entre ponto e reta/ Área de um triângulo 5.7 Bissetrizes dos ângulos de duas retas 6-Circunferência: 6.1 Equação geral e reduzida da circunferência 6.2 Posição relativa entre ponto/reta e circunferência 6.3 Inequação do 2º grau com duas variáveis 6.4 Problemas de tangência 6.5 Aplicação das derivadas: Equação da reta tangente 7-As Cônicas: 7.1 Elipse 7.2 Hipérbole 7.3 Parábola.