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Conheça o novo curso superior de Produção Multimídia do IFPE Olinda

Pioneiro no IFPE, curso é voltado para áreas de audiovisual, design digital, animação e desenvolvimento de games
por publicado: 10/10/2022 14h31 última modificação: 11/10/2022 11h53

De olho no crescimento do mercado audiovisual e nos arranjos produtivos da economia criativa local, o Campus Olinda passa a oferecer o novo curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia, pioneiro no IFPE. Com oferta de 36 vagas, na modalidade graduação tecnológica, as aulas do curso ocorrerão no turno da noite, com duração de cinco períodos, o que totaliza dois anos e meio.

"O  curso foi montado com base em pedagogias inovadoras de ensino, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas e projetos", explica o professor Felipe Gabriele, que será coordenador do curso. O objetivo é formar profissionais criativos e empreendedores e, ao mesmo tempo, fomentar o desenvolvimento da economia criativa regional, capacitando o estudante em todas as etapas do processo de desenvolvimento de um projeto multimidiático.

Os estudantes serão preparados para propor soluções inovadoras utilizando domínio de técnicas e de processos de criação; proporcionar o conhecimento do setor produtivo da sua área de atuação, relacionados aos campos do audiovisual, do design digital, da animação,  dos jogos e do conteúdo de mídias digitais. Tudo isso, estimulando uma visão crítica e criativa com uma formação focada em atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão.

Os profissionais egressos do curso desenvolverão um conjunto de habilidades e competências teóricas e práticas sobre os processos de criação de produtos multimídia que assegurará sua atuação em projetos desenvolvidos nas áreas de design gráfico e digital, design de interfaces e design do usuário, desenvolvimento de games, desenvolvimento de animação, além de produtos audiovisuais como filmes, vídeos para internet, música e podcasts.

O egresso do curso será capaz de projetar, elaborar, implantar e avaliar conteúdos nas mídias digitais; supervisionar as interações geradas no meio digital que geram dados analíticos quantitativos e qualitativos para análise; produzir e gerenciar recursos de texto, imagem e som para relações interativas em mídias sociais digitais e redes sociais; desenvolver ambientes e instalações de hipermídia interativa; agregar as inovações tecnológicas ao processo de produção de conteúdo digital; avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Dessa forma, o profissional poderá atuar em diversos campos como agências de comunicação e publicidade, empresas públicas e privadas, portais de informação, produtoras de conteúdos digitais, provedores de acesso, instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente. Além disso, ao longo do curso, os estudantes serão estimulados a desenvolver um perfil empreendedor para que possam, de forma criativa, construir espaços próprios de trabalho, incentivando o desenvolvimento econômico regional.

A ESTRUTURA CURRICULAR

O curso tem como diferencial a oferta de atividades práticas junto ao campo de formação e a atuação profissional que procura estabelecer uma relação entre a teoria e a prática que conduzem para uma aprendizagem significativa. A estrutura curricular do curso é dividida em cinco períodos temáticos, sendo primeiro semestre voltado para o tutorial; o segundo, para a produção audiovisual; o terceiro, para o design digital; o quarto, para a animação e o quinto e último semestre direcionado ao desenvolvimento de games.

fluxo grade produção multimídia 1º PERÍODO (FASE 1 - TUTORIAL)
Componentes de Preparação: O primeiro período do curso é destinado à preparação básica dos estudantes. A vivência dessas disciplinas torna possível o entendimento de forma eficiente e eficaz de como projetar um produto multimídia. Esse grupo é composto pelas disciplinas obrigatórias de Design Digital, Ilustração Digital, Roteiro, Lógica e Metodologia de Projeto.

2º PERÍODO (FASE 2 - AUDIOVISUAL)
Componentes do Audiovisual: Consiste no desenvolvimento de habilidades teóricas e práticas voltadas principalmente para o desenvolvimento de filmes, curtas metragens, clipes, podcasts, música ou qualquer outro produto audiovisual. Será treinado o pensamento criativo, senso de questionamento, assim como a geração de produtos que tenham representações histórico-culturais regionais e locais. Nesse grupo congregam-se componentes como Montagem Audiovisual, Direção de Arte, Edição de Áudio e Fotografia no Cinema, Gestão de Projeto 1 e Optativa 1.

3º PERÍODO (FASE 3 - DESIGN DIGITAL)
Componentes de Design Digital: Consiste nos componentes curriculares que se voltam para a construção de projetos com ênfase no desenvolvimento de ambientes digitais, tais como softwares, sites, aplicativos, entre outros. Dentro do grupo são trabalhados habilidades voltadas à inovação tecnológica. Entre os componentes curriculares estão Design de Interface, Design de Interação, Programação Mobile e Identidade Visual, Gestão de Projetos 2 e Optativa 2.

4º PERÍODO (FASE 4 - ANIMAÇÃO)
Componentes de Animação: Por meio desses componentes torna-se possível o desenvolvimento de filmes e curtas de animação, utilizando diversos estilos de animação, conceitos visuais e desenvolvimento de personagens e cenários. Os componentes desse grupo também exercitam a criatividade dos estudantes no desenvolvimento visual e das histórias. Essas competências são estimuladas a partir das disciplinas de Direção de Arte na Animação, Animação, Modelagem de Cenários e Modelagem de Personagens, Gestão de Projetos 3 e Optativa 3.

5º PERÍODO (FASE 5 - GAME)
Componentes de Game: Esses componentes preparam os estudantes para o desenvolvimento de jogos eletrônicos multiplataformas, ou seja, os jogos podem ser desenvolvidos para smartphones, consoles e computadores. As disciplinas focam na aquisição de conhecimentos necessários para a concepção, desenvolvimento e distribuição dos jogos eletrônicos. Entre os componentes desse grupo estão Design de Cenários e Personagens, Game Design, Level Design e Programação para Jogos, Gestão de Projetos 4 e Optativa 4.

O curso ainda contará com a oferta de disciplinas optativas e eletivas. A primeira tem componentes como computação, orientação à objetos, recursividade, empreendedorismo, edição audiovisual, desenho vetorial e edição de imagem, maquete digital, modelam 3D e Libras. Já entre os componentes curriculares eletivos estão game engine avançado, base dados e back-end, edição audiovisual avançado, efeitos visuais avançados, modelagem construtiva básica, maquete digital avançado, modelagem 3D avançado e inglês instrumental.

 

PROCESSO DE INGRESSO - As inscrições para o processo de ingresso 2023.1 já estão abertas e seguem até o dia 1º de novembro, através do site ingresso.ifpe.edu.br, onde também já está disponível o edital. Além do curso superior em Tecnologia de Produção Multimídia, o Campus Olinda oferece 36 vagas para o curso técnico de Computação Gráfica, no período da tarde, e outras 72 vagas para o curso de Artes Visuais, sendo 36 para o turno da manhã e outras 36 para o da tarde. Para concorrer a esses cursos é necessário ter Ensino Médio Completo. Pela primeira vez, também haverá a oferta de 30 vagas para o curso de Computação Gráfica na modalidade Integrado. Nela, o estudante faz o Ensino Médio e o curso técnico, ao mesmo tempo. Para concorrer é preciso ter menos de 18 anos e possuir Ensino Fundamental completo.