Consulta pública sobre Organização Acadêmica Institucional vai até esta sexta (08)

Podem participar servidores e estudantes do IFPE

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proden), realiza a segunda consulta pública sobre a Organização Acadêmica Institucional (OAI). Com o texto já revisado, a minuta da nova OAI foi elaborada a partir das sugestões enviadas pela comunidade acadêmica na primeira consulta realizada, na qual as propostas recebidas foram trabalhadas em oito comissões revisoras.

Agora, o processo de revisão avança para a quarta etapa, em que a comunidade acadêmica do IFPE pode ler o texto, compilado e revisado pela Proden, e enviar novamente as contribuições por meio de formulário eletrônico. Poderão participar os servidores e estudantes de todos os campi do Instituto, até o dia 08 de abril de 2022. A participação de toda a comunidade é importante nesse processo de revisão do documento para que a nova OAI seja adequada às atuais demandas da comunidade acadêmica.

Após esse segunda consulta pública, as comissões revisoras realizarão nova análise das contribuições enviadas e encaminharão para a Proden, que fará a compilação e revisão do texto que seguirá para apreciação do Colégio de Dirigentes do Ensino do IFPE (Coden), passando também por outros colegiados institucionais até a aprovação pelo Conselho Superior (Consup).

No Relatório Geral, é possível consultar os trechos com sugestão de alteração, os ajustes realizados e as respectivas justificativas. A Proden esclarece que o documento do texto revisado da OAI está com alguns trechos marcados com a cor azul, no intuito de facilitar a visualização dos artigos que foram reformulados ou alterados de posição.

ACESSE:

Texto revisado da OAI

Relatório Geral da Revisão da OAI

Formulário para enviar sua contribuição

LINHA DO TEMPO

A primeira etapa de revisão da Organização Acadêmica Institucional (OAI) foi realizada em 2021 e contou com a contribuição de discentes e servidores também por meio de formulário eletrônico. Do dia 24 de abril a 07 de maio, a comunidade acadêmica pode sugerir alterações no texto atual do documento, bem como propor a inclusão de novos trechos.

Com o encerramento da primeira etapa, o texto da OAI foi dividido em oito partes para ser trabalhado em comissões, compostas por representantes de diversos campi e reitoria, sendo essas: Comissão 1 (Níveis e Modalidades de Ensino), Comissão 2 (Organização dos Currículos e das Cargas Horárias), Comissão 3 (Procedimentos Acadêmicos), Comissão 4 (Órgãos Colegiados), Comissão 5 (Prática Profissional e TCC), Comissão 6 (Comunidade acadêmica e Regime Disciplinar), Comissão 7 (Internacionalização), e Comissão 8 (EAD e Ensino Híbrido). As Comissões Revisoras iniciaram o processo de análise das sugestões e propostas enviadas pela comunidade, em 31 de maio de 2021. Cada comissão realizou ainda a apreciação de partes específicas do documento, a fim de alinhar a OAI com as atuais demandas da comunidade acadêmica, e contemplar as singularidades dos diferentes cursos e modalidades que existem na Instituição.

Após a finalização das análises das Comissões Revisoras em 03 de março de 2022, a Proden realizou o processo de revisão detalhada dos relatórios enviados pelas comissões, bem como a construção do Relatório Geral da Revisão da OAI e elaboração da minuta da nova Organização Acadêmica Institucional, que está disponível até 08 de abril de 2022 para nova consulta pública a toda comunidade acadêmica.