Você está aqui: Página Inicial > Campus > Olinda > Notícias > Demetrio Albuquerque fala sobre os caminhos da escultura pernambucana

Notícias

Demetrio Albuquerque fala sobre os caminhos da escultura pernambucana

Autor do monumento Tortura nunca mais ministra palestra no IFPE Olinda nesta segunda-feira (14)
por publicado: 11/10/2019 16h05 última modificação: 11/10/2019 16h05

O universo da escultura pernambucana é tema da palestra que o artista Demetrio Albuquerque ministra no IFPE Olinda nesta segunda-feira (14), às 14h30. Na atividade gratuita e aberta ao público, o artista vai falar sobre os caminhos que trilhou em sua carreira e como essa técnica artística é explorada no estado.

Demetrio acumula prêmios em sua carreira. Ele é o escultor do monumento Tortura Nunca Mais, instalado na Rua da Aurora. A obra foi a vencedora de um concurso realizado em 1988. Ele ainda conquistou o prêmio João Turim, em 1911, com as esculturas Prometeu e Andaluz. Já realizou exposições coletivas e individuais não só no Brasil, mas também em países como o Japão.

Formado em arquitetura, o artista foi quem criou as 17 estátuas de poetas e músicos pernambucanos espalhadas por Recife e também do mestre Vitalino, instalado no Alto do Moura, em Caruaru. Suas obras de grande porte também podem ser conferidas em João Pessoa, onde há o  Monumento a Augusto dos Anjos, e no jardim das esculturas do Shopping Recife, onde se encontra A Pedra.

O artista vem ao IFPE Olinda a convite da professora Analine Santos, que coordena o grupo Tridimensionar, voltado à investigação e produção de obras em três dimensões.