Você está aqui: Página Inicial > Campus > Olinda > Notícias > IFPE Olinda oferece curso de extensão gratuito de desenho afro-indígena

Notícias

IFPE Olinda oferece curso de extensão gratuito de desenho afro-indígena

São oferecidas 20 vagas preenchidas por ordem de inscrição. Aulas presenciais ocorrerão nas terças
por publicado: 06/04/2022 09h00 última modificação: 06/04/2022 09h00

IFPE Olinda lançou o curso gratuito de extensão de Desenho Decolonial Afro-indígena. São oferecidas vinte vagas, preenchidas por ordem de inscrição. Podem se inscrever pessoas com mais de 16 anos, com ciclo de vacinação completo e com conhecimentos básicos comprovados de desenho artístico.

Para realizar a inscrição é necessário preencher o formulário https://forms.gle/ycZfNdSrqjThxnbW6no período das 8h do dia 07 de abril até as 18h do dia 11 do mesmo mês. Na ocasião, o candidato deverá comprovar o ciclo vacinal, anexando cartão de vacinação digitalizado ou o Certificado Nacional de Vacinação, emitido através do https://conectesus.saude.gov.br/ , além de apresentar dois desenhos artísticos em formato A4, feitos em qualquer material ou suporte. Os desenhos deverão ser digitalizados.

A proposta do curso é inserir as morfologias corporais de origem indígena e afrodescendente no desenho artístico, superando os modelos estéticos tradicionais europeus, enraizados na história de ensino do desenho artístico brasileiro. Será adotada uma metodologia experimental de ensino do desenho conectada com as demandas sociais provocadas pelos estudos culturais pós-coloniais.

O curso, com carga horária de 60h, apresentará vivências sobre modos de ver e desenhar os rostos e corpos afros e indígenas, além de reflexões sobre o processo colonial e decolonial brasileiro. Nas aulas práticas, serão ensinadas as técnicas de desenho das diversas partes do rosto, como olho, boca, sorriso nariz e cabelos, além do corpo como membros e troncos femininos e masculinos e desenho de poses.

As aulas ocorrerão de forma presencial, sempre às terças-feiras, das 9h às 12h, no período de 19 de abril a 15 de outubro, no Campus Olinda, localizado na Avenida Fagundes Varela, nº 375, no bairro Jardim Atlântico.

Dúvidas podem se esclarecidas pelo e-mail dpex@olinda.ifpe.edu.br

Acesse o edital
Formulário de Inscrição