Você está aqui: Página Inicial > Campus > Olinda > Notícias > Professores e estudantes lançam livro sobre ensino on-line de desenho facial

Professores e estudantes lançam livro sobre ensino on-line de desenho facial

Lançamento será no dia 7 de maio, de forma virtual, com homenagem póstuma a professor
por publicado: 30/04/2021 10h27 última modificação: 30/04/2021 10h27

Proliferam na internet tutoriais de como desenhar o rosto humano. Amadores, artistas, professores lançam mão das plataformas digitais para ensinar com imagens a arte milenar. Mas os métodos de ensino continuam os mesmos? Para responder a essa pergunta professores e estudantes do curso de Artes Visuais do IFPE Olinda realizaram uma intensa pesquisa. O resultado é apresentado no livro “As metodologias de ensino do desenho facial nas plataformas digitais”, que será lançado na sexta-feira (7), às 17h, numa cerimônia transmitida pelo canal do Youtube do IFPE Olinda.

Produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, o livro traz uma homenagem póstuma a um dos autores, o professor do IFPE Olinda, Carlos Cabral, que faleceu em janeiro deste ano, enquanto o material era produzido. A notícia apesar de entristecer deu mais força ao professor Angelo Meyer e aos estudantes Ita Pritsch e Samuel Silva para seguir com o projeto.

Nas 279 páginas, os autores se debruçam sobre os materiais de ensino de desenho de rostos disponíveis no Youtube, Instagram, Pinterest e Tiktok, buscando compreender como as técnicas e metodologias se constroem. Para isso, eles tiveram que estudar diferentes tutoriais de desenho, desde os utilizados no Antigo Egito até os dias atuais. “Foi preciso compreender o passado para entender como as técnicas vão se construindo. A gente não fazia ideia do que iria encontrar. Os cenários e as possibilidades de aprender mudam de acordo com cada plataforma”, explica Ita Pritsch.

O professor Angelo revela que apesar das pessoas utilizarem instrumentos digitais, como tablets e mesas digitalizadoras, os esquemas de desenho continuam os mesmos, seja aplicado num mangá ou num trabalho realista. “O que acontece é que muita gente usa esses esquemas sem saber de onde eles vieram”, constata. Ele também observa o uso do marketing como ferramenta para dar visibilidade às produções. “Todo mundo tem chance de mostrar o que faz, seja num vídeo de uma hora ou de um minuto”, conta.

Já Ita pontua a diminuição das explicações nas técnicas de ensino. “A gente observou que nas plataformas o processo de ensino foi simplificado, a quantidade de passos diminuiu. Comparando os manuais da época de Da Vinci e até os anteriores aos do século 20, percebemos que o conteúdo passou de textos explicativos e com menos imagens para livros com uma maior quantidade de ilustrações com apontamentos na própria imagem”, explica.

Além das descobertas o livro traz realização pessoal aos autores. “Era um sonho que eu tinha na gaveta. Aconteceu antes do que eu imaginava. Tenho muito orgulho desse trabalho e já estou pensando no próximo”, conta Ita. Já o professor Angelo enaltece a parceria com os estudantes, de quem sente muito orgulho. Ele também revela que ampliou seus próprios conhecimentos sobre a origem do desenho.

Com prefácio da doutora em Artes e professora aposentada da UFPE, Maria do Carmo Nino, o livro será hospedado na plataforma Google Livros e ficará disponível gratuitamente para download durante dez anos.