Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmares > Notícias > Finalização do Projeto "Compartilhando histórias, construindo leitores"

Finalização do Projeto "Compartilhando histórias, construindo leitores"

Conheça o projeto didático que foi idealizado e desenvolvido na disciplina Português Instrumental, junto com a Biblioteca do Campus, e buscou ampliar a leitura literária entre os estudantes.
por publicado: 21/02/2018 14h26 última modificação: 21/02/2018 14h26

catálogoOs catálogos literários na mesa da biblioteca Ada Lovelace representam o fim de um ciclo ocorrido durante o semestre 2017.2, numa parceria que envolveu a turma de Manutenção e Suporte em Informática, orientada pela professora Gabriela Falcão. O projeto didático foi idealizado e desenvolvido na disciplina Português Instrumental, junto com a Biblioteca do Campus, e buscou ampliar a leitura literária entre os estudantes.

A professora e a bibliotecária fizeram a ambientação do espaço com diversos livros literários sobre um tapete estampado de chita, como forma de convidar os estudantes à vivência de um momento dedicado à apreciação das obras. A convite e em parceria com a professora Gabriela, a bibliotecária Mariana Alves fez uma mediação do conto “Um ciumento de carteirinha”, do Moacyr Scliar, e, em seguida, os alunos ficaram à vontade para escolher livremente um dos livros disponíveis, seja pela capa ou por meio de um pequeno resumo dos exemplares, apresentado pelas duas formadoras.

colagem leitura

quadro

Os caminhos posteriores, conduzidos na disciplina Português Instrumental, contemplaram a leitura do livro e o compartilhamento das narrativas e das vivências de leitura. A partir das impressões individuais dos estudantes, e da atividade coletiva de reescrita, o projeto didático culminou com a produção do gênero resenha crítica, a fim de divulgar as obras mais recomendadas pela turma. Estas resenhas foram organizadas em um catálogo para uso dos estudantes e na biblioteca foi criado uma estante expositora exclusiva com indicações de títulos literários para estimular o prazer da leitura.

estante

Mas ainda não acabou! Assim como disse Elias José: “a poesia tem tudo a ver com tudo”, ambas as educadoras desejam continuar com os projetos neste semestre, e já estão maquinando, a partir de várias ideias poéticas e literárias, a construção de novas atividades, para continuar semeando leituras junto à comunidade acadêmica.

Confira mais registros do projeto!