Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmares > Notícias > IFPE anuncia processo de ingresso para 2021.1, com insenção de taxas e ampliação de vagas

Para participar, candidatos poderão utilizar nota do ENEM ou do histórico escolar. Em Palmares, serão ofertadas 108 vagas, distribuídas em três turnos de dois cursos subsequentes
por publicado: 21/01/2021 16h27 última modificação: 21/01/2021 16h28

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta quinta (21), os detalhes do processo de ingresso 2021.1. Em virtude da pandemia, o tradicional vestibular não será realizado. Todas as etapas da seleção ocorrerão por meio da internet. As inscrições vão ocorrer pelo endereço cvest.ifpe.edu.br, a partir desta segunda (25), e seguem até o dia 21 de fevereiro.

Os candidatos terão opção de utilizar as notas do Enem ou do histórico escolar para concorrer às 4.830 vagas oferecidas nos 16 campi do Instituto, 115 a mais que a oferta do Vestibular 2020.1. Outra novidade é a gratuidade da taxa de inscrição. Essas medidas reforçam o compromisso da instituição com sociedade, num momento tão delicado, e com a oferta da educação pública, acessível e de qualidade, mesmo diante de um cenário de corte de orçamento.

Serão reservadas 60% de todas as vagas oferecidas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. Haverá ainda cotas para pessoas com deficiência, negras, pardas e indígenas, além de reserva de vagas para moradores da Zona Rural, nos cursos com vocação agrícola.

Os candidatos que vão concorrer às vagas dos cursos técnicos nas modalidades Integrado e Subsequente (caso do Campus Palmares) deverão apresentar histórico escolar. No caso do Integrado, serão levadas em conta as notas obtidas do 6º até o 8º ano do Ensino Fundamental.  Já no Subsequente, serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. O objetivo é não prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia.

Em Palmares, serão oferecidas 108 vagas, distribuídas nos cursos técnicos em Redes de Computadores (turnos vespertino e matutino) e em Manutenção e Suporte em Informática (noturno). O edital está disponível neste link

Já os candidatos aos cursos superiores terão duas opções de ingresso, de acordo com o campus escolhido: através da nota do Enem, podendo ser consideradas as edições dos anos 2015 a 2019, ou através da análise direta do histórico escolar do Ensino Médio. Todos os campi terão a oferta de vagas divididas igualmente entre as duas opções , exceto o Campus Recife, cujo ingresso se dará apenas através das notas do Enem.

Durante o procedimento de inscrição, o candidato deverá inserir a pontuação obtida nas disciplinas ou provas solicitadas, devendo assinalar se pretende concorrer às vagas ofertadas por meio da Análise de Desempenho Escolar do Ensino Médio ou da Nota Geral do ENEM, no caso dos cursos superiores. Para saber mais, leia aqui

Os candidatos poderão esclarecer dúvidas referentes ao processo de ingresso pelo e-mail ingresso@ifpe.edu.br ou diretamente nos emails de cada um dos campi, conforme disposto no edital.