Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmares > Notícias > Professor Marlo Santos assume Direção-Geral do Campus Palmares

Notícias

Professor Marlo Santos assume Direção-Geral do Campus Palmares

A partir deste mês de maio, o campus já passa a contar com a nova gestão
por publicado: 05/05/2020 17h40 última modificação: 05/05/2020 17h53

A partir deste mês de maio, o IFPE Campus Palmares passa a contar com uma nova gestão. A direção, que vinha sendo exercida desde agosto de 2016 pelo professor Plínio Guimarães de Sousa, passa para o comando do professor Marlo Andrade Santos, eleito no ano passado por unanimidade.

"Ser o primeiro gestor escolhido por essa comunidade aumenta ainda mais nosso desafio, mas, ao mesmo tempo, é algo estimulador, uma vez que possibilitará dar sequência à condução de uma construção coletiva e participativa, realizada, sobretudo, por gente. Gente que gosta de gente, que respeita a coisa pública, que exerce as novas formas de governança pública e está dedicada e comprometida com a entrega à sociedade de uma Educação inclusiva, de qualidade, solidária e cidadã", pontua Marlo.

O desafio da nova gestão é dar seguimento às conquistas semeadas na diretoria anterior, prosseguindo na missão de formar jovens e adultos na região da Mata Sul de Pernambuco (que possui indicadores econômicos e sociais que estão entre os piores do Estado) e concretizar a implantação do campus definitivo, já que o IFPE Palmares ainda funciona em sede provisória.

Como bem frisa Plínio, o desafio mais amplo para todos, neste momento, é enfrentar as dificuldades de um momento de crise causado pela pandemia mundial. "Não seremos iguais ao que éramos antes, em todas as atividades. Muita coisa nova virá para o segmento da Educação, pois a própria humanidade não será a mesma. A gente está vivendo uma guerra e a História mostra que todas as guerras são muito ruins, causam muito transtorno. Mas depois que elas acontecem, há um processo de crescimento muito grande"`, afirma Plínio.

 

Um pouco da biografia do antigo e do novo diretor do Campus Palmares

Plínio, que é doutor e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPE; especialista em Jornalismo Digital, pela Faculdade Unyleya; e bacharel em Administração de Empresas, pela Unipê, é originalmente professor do IFPE Campus Barreiros. Foi presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Una, secretário de Turismo e Meio Ambiente de Maragogi (AL), diretor de Administração e Planejamento do IFPE Campus Barreiros e Coordenador do Curso Técnico em Turismo e Hotelaria da EAFB-PE. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Turismo e Meio Ambiente, tendo larga experiência na gestão de hotéis. Ele tem atuado junto ao IFPE desde 2001,  quando começou a lecionar no Curso Técnico de Turismo e Hotelaria na antiga Escola Agrotécnica Federal de Barreiros, hoje IFPE Campus Barreiros.

Por sua vez, Marlo vem atuando no IFPE Campus Palmares desde o ano da fundação desta unidade, em 2014, sendo um dos primeiros professores contratados para a instituição. De 2016 a 2017, foi chefe da Divisão de Pesquisa e Extensão, e desde 2017, vinha atuando como Diretor de Ensino do Campus Palmares. É professor efetivo do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no eixo Controle e Processos Industriais. Tem mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2015), em Eletrônica e Telecomunicações, e graduação em Engenharia Elétrica nas modalidades Eletrônica e Eletrotécnica, pela mesma universidade (2013). Atua na área de Microeletrônica Analógica, Circuitos em Radiofrequência, Antenas, Caracterização de Sensores Acústicos de Superfície e Ondas de Love. Atualmente, é doutorando na Universidade Federal de Campina Grande, em co-tutela com a Université de Bordeaux (França) e o Laboratoire de l'Intégration du Matériau au Système (IMS-Bordeaux). 

De 2016 a 2017, Marlo foi chefe da Divisão de Pesquisa e Extensão, e desde 2017, vinha atuando como Diretor de Ensino do Campus Palmares. "Minha proposta de gestão é fruto da minha experiência acumulada, seja como estudante, seja como profissional, no constante diálogo com colegas professores, servidores e estudantes e, principalmente, na vivência da gestão como Diretor de Ensino, estando pautada e embasada nos valores que regem o IFPE, como justiça social, equidade, cidadania, ética, preservação do meio ambiente, transparência e gestão democrática", conclui Marlo.