Você está aqui: Página Inicial > Campus > Pesqueira > Notícias > Cerimônia de Formatura graduou 17 novos professores de Matemática e Física no Campus Pesqueira

Notícias

Cerimônia de Formatura graduou 17 novos professores de Matemática e Física no Campus Pesqueira

Presidida pelo reitor José Carlos de Sá, solenidade virtual aconteceu na quinta-feira, 26 de agosto
por publicado: 26/08/2021 22h45 última modificação: 27/08/2021 07h30

Na tarde desta quinta-feira, 26 de agosto, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) propiciou mais um marco no cenário da educação pública, gratuita, laica e de qualidade na cidade de Pesqueira e no agreste do estado, ao chancelar a formação de 17 novos graduados/as nos cursos superiores de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física, por meio de solenidade realizada de forma remota.

Os novos professores juntam-se a centenas de outros profissionais de níveis médio e superior já formados pelo Campus Pesqueira que contribuem diretamente para a formação básica da sociedade local e regional e para o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira, por meio da oferta de formação profissional, científica e tecnológica em diversas áreas.

A cerimônia foi presidida pelo reitor José Carlos de Sá e a mesa virtual foi composta ainda pelo diretor-geral do Campus Pesqueira, Valdemir Mariano, a professora Manuela Queiroz, que no ato representou a diretora de Ensino, Kalina Cúrie, o Coordenador do curso superior de Licenciatura em Matemática, Bruno Lopes, e o Coordenador do curso superior de Licenciatura em Física, José Roberto Tavares. 

O evento foi iniciado com a apresentação cultural do professor do curso de Licenciatura em Matemática, Josemar Claudino, que com sua voz e o violão interpretou a música “Nunca pare de sonhar”, de autoria de Gonzaguinha, e a “Oração de São Francisco”, emocionando a todos e todas logo na abertura da solenidade.

Na sequência, a formanda Nathaliane Janyele proferiu o juramento dos licenciados em Matemática, enquanto David Kevin fez o juramento em nome da turma de Licenciatura em Física, e ambos respectivamente receberam a Outorga de Grau conferida pelo reitor José Carlos de Sá e extensiva aos demais formandos/as.

Em um momento tão marcante para os agora graduados e as graduadas não poderia faltar emoção e gratidão entre os discursos proferidos. Oradora da Licenciatura em Matemática, Maria Alexsandra Souza relembrou o primeiro dia em que entrou no Campus Pesqueira, assim que ingressou no Instituto, para seguir a trajetória que hoje fez dela e dos demais formandos/as pessoas vitoriosas. Ela ainda reverenciou professores e professoras e concluiu sua fala citando o poeta Fernando Pessoa: “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.

Já a oradora do curso de Licenciatura em Física, Jeniffer Bezerra, trouxe à baila a Teoria da Relatividade, do físico alemão Albert Einstein, para ilustrar como cada formando/a precisou viver sua própria dimensão de tempo no IFPE até conquistar o almejado diploma do curso superior.

Em seguida, o mestre de cerimônia da Reitoria, Alexsandro Machado, anunciou os nomes das duas formandas laureadas, sendo Daniela Silva laureada na Licenciatura em Matemática e Verônica Teixeira na Licenciatura em Física. Os docentes Kalina Cúrie e Thiago Souto e os técnicos-administrativos em Educação (TAEs) Evandro Ferreira e Wagner Leal foram os servidores homenageados.

O coordenador da Licenciatura em Física, José Roberto Tavares, que contabiliza o número de discentes da Licenciatura em Física alçados à condição de professores pelo Campus Pesqueira a cada Colação de Grau, anunciou a conclusão de curso do septuagésimo quinto docente apto a lecionar a disciplina Física com excelência formado na região, e finalizou destacando a continuidade da missão dos agora educadores: “seu trabalho é melhorar, é pesquisar, é ser cientista. É fazer tudo de novo. E melhor”, asseverou.

O coordenador da Licenciatura em Matemática, Bruno Lopes, dividiu com todo o corpo do Colegiado de Matemática as homenagens recebidas em nome da turma e destacou a capilaridade do IFPE ao graduar estudantes de diversas origens, etnias e territorialidades, com formandos não só de Pesqueira, como de Alagoinha, Venturosa e Sanharó, na região agreste, e com indígenas e quilombolas igualmente representados entre os graduados.

Representando a diretora de Ensino, Kalina Cúrie, a professora Manuela Queiroz congratulou os novos profissionais de educação formados com excelência reconhecida pela sociedade, transmitiu as felicitações emitidas pela professora Kalina e registrou o sorriso de todos para os anais do Campus Pesqueira.

O diretor Valdemir Mariano saudou com louvor os novos professores e as novas professoras e externou sua gratidão à totalidade de servidores e terceirizados do Campus pelo empenho com que exercem suas funções. Também exaltou as competências administrativas e humanísticas do reitor José Carlos de Sá na condução do Instituto Federal de Pernambuco, que tem, nas palavras do diretor, “demarcado uma grande história no IFPE”. O diretor destacou ainda o compromisso com a prática cidadã e inclusiva contida na missão do Instituto, ao ressaltar nesta Colação de Grau, assim como em outras anteriores, a presença de estudantes indígenas e quilombolas.

Por fim, o reitor José Carlos de Sá agraciou os formandos e seus familiares e falou sobre a felicidade de saber que o IFPE está sendo importante na vida das pessoas. Também expressou o orgulho de estar presente num momento tão importante na vida dos novos profissionais da educação no país, e os conclamou a enfrentar as desigualdades, as injustiças, as agressões ao meio ambiente, a falta de acesso à educação e à saúde como forma de contribuir para melhoria da sociedade. A solenidade remota de Colação de Grau contou com o apoio da Coordenação de Eventos da Reitoria/IFPE.

Confira a seguir os nomes dos/as diplomados/as:

Licenciatura em Matemática

ALINE CRISTINA GALINDO ALMEIDA SILVA

CÉSAR CAVALCANTI DE ALMEIDA

DANIELE SANTOS DA SILVA

DRANALINA DE SOUZA PAIVA

FERNANDA MACIEL DO NASCIMENTO

MARIA ALEXSANDRA DA SILVA SOUZA

NATHALIANE JANYELE VILELA CAVALCANTI

RODRIGO ROCHA DA COSTA

SILLA DA SILVA ANDRADE

THATIANNY GALINDO SIQUEIRA

VICTOR WESLEY ALMEIDA SOUZA

Licenciatura em Física

CÍCERO OLIVEIRA DE LIMA

DAVID KELVIN GALINDO GONÇALVES

JENIFFER MARIA BERNARDO BEZERRA

SAULO OLIVEIRA FEITOSA

THAMYRIS ARAÚJO DE MOURA

VERÔNICA ALVES TEIXEIRA