Você está aqui: Página Inicial > Campus > Pesqueira > Notícias > Clube de Astronomia do IFPE—Pesqueira registra fenômeno raro

Notícias

Clube de Astronomia do IFPE—Pesqueira registra fenômeno raro

A próxima edição do trânsito de Mercúrio só deve acontecer daqui a 13 anos
por última modificação: 26/11/2019 10h51

O Clube de Astronomia Vega, do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Pesqueira, registrou um fenômeno astronômico raro: o trânsito do planeta Mercúrio. Esse evento acontece quando o planeta Mercúrio passa entre o Sol e a Terra e pôde ser observado em todo o Brasil, com a ajuda de telescópios com filtros apropriados. O fenômeno foi fotografado em Pesqueira-PE, pelo Clube Vega.

O trânsito de Mercúrio é tão raro que, durante todo o século XXI, só acontecerá 14 vezes. A próxima vez que Mercúrio passará em frente ao Sol será em 2032. Além de extraordinário, outra característica marca o fenômeno: a importância para os estudos astronômicos. A partir da perspectiva terrestre, somente Mercúrio e Vênus podem realizar trânsitos. Esses eventos são utilizados para estimar a distância entre a Terra e o Sol. “Este fenômeno foi e é utilizado na comprovação de leis relacionadas ao movimento planetário”, explica o coordenador do Clube Vega, Ibson Leite.

O Clube de Astronomia Vega, do IFPE – Pesqueira, conseguiu registrar o trânsito de Mercúrio em seis momentos diferentes, ao longo da tarde do dia 11 de novembro. “Observar estes eventos sempre que ocorrem é de fundamental importância para corrigir e melhorar métodos e equipamentos utilizados na astronomia”, conclui o coordenador do clube, Ibson Leite.

Maiores informações sobre o trânsito de Mercúrio neste link.