Você está aqui: Página Inicial > Campus > Pesqueira > Notícias > Estudantes participam de Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva no Rio de Janeiro

Notícias

Estudantes participam de Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva no Rio de Janeiro

Este ano, em plena comemoração de 30 anos de SUS, o evento problematizou o fortalecimento do SUS, dos direitos e da democracia do país.
por publicado: 03/09/2018 08h06 última modificação: 03/09/2018 08h06

Estudantes e docentes do IFPE Campus Pesqueira participaram entre os dias 26 e 29 de julho do 12º Congresso de Saúde Coletiva promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). O evento aconteceu na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. O Campus Pesqueira teve a oportunidade de apresentar trabalho de três alunas: Dária Catatina Silva Santos, Maria Eduarda Almeida Marçal e Vanessa de Carvalho Silva, além da docente Cláudia Fabiane Gomes Gonçalves.

 

A estudante Dária Santos apresentou os trabalhos "Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial: processo de ressocialização e empoderamento das usuárias de em centro de atenção psicossocial"  e "A influência da pesquisa e extensão para consolidação da rede de atenção psicossocial: relato de experiência", ambos orientados pela professora Valquíria Bezerra.

Já a estudante Vanessa de Carvalho Silva participou da apresentação oral do trabalho "Educação em Saúde para a prevenção dos acidentes domésticos com crianças: relato de experiência", por meio da orientação do professor Raimundo de Oliveira.

 

Por fim, a discente Maria Eduarda Almeida Marçal apresentou o trabalho "Frequencia de violência moral contra as mulheres: concepção da violência em gestantes no município de Pesqueira", orientada pela professora Cláudia Gomes.

 

A professora Cláudia Gomes, que acompanhou o grupo de estudantes, também apresentou dois trabalhos provenientes dos seguintes alunos que concluíram o (TCC - Trabalho de Conclusão de Curso): Cristiane Fábia Lins Barbosa e Murilo Barbosa de Queiroz. Os temas abordados foram: “Gestantes em Situação de Violência: Percepções sobre a violência perpetradas por parceiros íntimos e “Abordagem da violência doméstica contra a mulher: percepções sobre a perpetuação da violência na gestação.”“.

 

De acordo com a professora Cláudia Gomes, o evento subsidia diferentes temáticas referentes a saúde e a sociedade brasileira, contando assim com a participação de cientistas políticos e sociais, sanitaristas, epidemiologistas, especialistas em políticas públicas, profissionais, gestores e técnicos da saúde. "Este ano, em plena comemoração de 30 anos de SUS, o congresso problematizou o fortalecimento do SUS, dos direitos e da democracia do país.", enfatizou Gomes.