Você está aqui: Página Inicial > Campus > Pesqueira > Notícias > IFPE-Pesqueira intensifica ações de combate ao coronavírus

Notícias

IFPE-Pesqueira intensifica ações de combate ao coronavírus

Entre outras ações, a instituição tem feito doações de EPI’s e treinamentos de profissionais
por publicado: 01/05/2020 11h22 última modificação: 01/05/2020 11h42

O Instituto Federal de Pernambuco, Campus Pesqueira, continua ajudando a região do agreste pernambucano no combate à Covid-19. A instituição fez mais uma doação de equipamentos de proteção individual para unidades de saúde de Pesqueira. Desta vez, foram doadas 15 máscaras de proteção facial do tipo face shield. As doações foram para o Hospital Dr. Lídio Paraíba – unidade de referência na região-, a Unidade de Pronto Atendimento e para o Serviço Móvel de Urgência.

As máscaras foram produzidas pelo IFPE-Pesqueira, com o uso de uma impressora 3D. Para isso, servidores administrativos e professores passaram por um treinamento para aprenderem a operar o equipamento. “Diariamente, a gente consegue produzir três máscaras, se não tiver nenhum problema com a impressora. Cada uma dessas máscaras demora três horas pra ficar pronta. A gente já planeja uma nova entrega na próxima semana”, explicou o professor Alexandre Farias, que coordena a fabricação dos equipamentos.

Além da doação das máscaras de proteção, o IFPE -Pesqueira promoveu um treinamento sobre o uso correto de EPI’s para os profissionais que fazem a higienização dos ambientes públicos na cidade. O instituto também realizou capacitação sobre o uso de máscaras laríngeas para enfermeiros do hospital, da UPA e do SAMU de Pesqueira.

A máscara laríngea é um equipamento utilizado em substituição à intubação, permitindo que o paciente respire melhor. A compra dos dispositivos, pelo município de Pesqueira, foi feita por indicação dos professores de enfermagem do IFPE, Ana Carla Alexandre e Nelson Galindo. “Quando o paciente não pode ser intubado ou tem uma intubação difícil, a máscara laríngea é um recurso muito importante para aumentar a chance de sobrevivência. Apesar de ser altamente recomendada pelas organizações e instituições de saúde, ela não é um equipamento comumente encontrado nos hospitais do interior”, comentou Galindo, responsável pelo treinamento.

As ações do IFPE têm sido importante no combate ao coronavírus em Pesqueira. Essa é a avaliação da prefeita da cidade, Maria José. “Eu tenho que agradecer, primeiramente, a Deus e depois ao professor Valdemir que disponibilizou pessoal e também fez a doação desses EPI’s, de muita importância para o nosso município nesse momento tão difícil”, frisou Maria José.

Para o Diretor-Geral do IFPE-Pesqueira, Valdemir Mariano, as ações de enfrentamento do coronavírus realizadas pela instituição demonstram o compromisso da instituição com a sociedade. “Assim, o Campus Pesqueira cumpre com a sua missão social, empregando ciência, tecnologia e solidariedade a serviço da preservação, cuidado e valorização da vida”, complementou Mariano.

Outras ações

Essa não é a primeira vez que o IFPE realiza doações e treinamentos de profissionais da saúde. O instituto já doou mais de 12.000 itens de EPI’s para os serviços municipais, entre máscaras, luvas e aventais. Além disso, os professores do Curso de Enfermagem do IFPE-Pesqueira, Ana Carla Alexandre e Nelson Galindo, integram o Comitê de Respostas Rápidas ao Coronavírus (COVID-19) de Pesqueira.

Entre as atribuições dos professores no comitê estão o treinamento de profissionais responsáveis pela orientação sobre o distanciamento social, como policiais e bombeiros, a orientação de responsáveis por bancos e supermercados (considerados serviços essenciais) sobre os cuidados que devem ter para evitar a disseminação da doença e o planejamento do fluxo de atendimento ao paciente com Covid-19, como preconizado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.

Veja mais fotos