Perfil Profissional

por Hugo Ferreira publicado 23/12/2015 16h52, última modificação 15/07/2016 09h20

O Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA) é um curso de natureza interdisciplinar e visa os seguintes objetivos:

  • Aprofundar o conhecimento profissional, promover a competência científica e possibilitar o desenvolvimento da habilidade de executar atividades de pesquisa aplicada em Gestão Ambiental.
  • Formar recursos humanos de alto nível visando o trato competente da gestão ambiental para sustentabilidade de forma a atender às demandas dos setores públicos e privados.
  • Promover competência pedagógica, ética e científica de forma a contribuir com as demandas dos setores públicos e privados.


O MPGA é dirigido aos profissionais que atuem diretamente e/ou indiretamente na área de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e/ou àqueles que queiram nela ingressar. O Mestrado foi construído sobre uma única área de concentração denominada Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, por meio de duas linhas de pesquisa:

  • Tecnologias e inovações ambientais: busca o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias e inovações como instrumentos de mudança socioambiental. Potencializa a aplicação de produtos, técnicas e metodologias que representam soluções para problemas ambientais de interesse da sociedade e visa capacitar os alunos para lidar com problemas ambientais de forma pró-ativa, através do conhecimento e domínio de ferramentas de gestão e tecnologias voltadas para o meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável. Esta mudança deve-se dar em todas as áreas da sociedade que apresentem problemas de caráter coletivo: alimentação, educação, energia, habitação, recursos naturais, saúde e meio ambiente, incentivando nos alunos ideias inovadoras de base tecnológica, voltadas não só para a solução prática, mas também para a prevenção de problemas ambientais oriundos das atividades industriais ou da sociedade, e ainda propondo a adoção de boas práticas com ganhos econômicos e ambientais.
  • Gestão para sustentabilidade: aborda a avaliação da influência antrópica na qualidade ambiental e vice-versa; caracterização quantitativa e qualitativa dos sistemas e processos ambientais; análise e representação dos processos socioambientais através de modelos cognitivos e matemáticos; planejamento e desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental visando ao desenvolvimento sustentável, e planejamento e implementação de estratégias de conservação dos recursos naturais e da diversidade socioambiental.

 

Os candidatos ao MPGA deverão ser portadores de diploma de nível superior reconhecido pelo MEC em áreas correlatas a uma das linhas de pesquisa do curso. As vagas ofertadas pelo programa serão divulgadas anualmente em edital emitido pela PROPESQ, em que constarão os prazos e requisitos para inscrição e as datas do exame de seleção.

A matriz curricular, com enfoque na formação científica e tecnológica interdisciplinar, em áreas distintas do conhecimento, prevê a realização de disciplinas obrigatórias e optativas, e a elaboração e defesa de dissertação. Para obtenção do grau de Mestre em Gestão Ambiental o aluno deve cumprir no mínimo 24 créditos. Cada crédito em disciplina corresponde a 15 horas-aulas. Funciona com aulas presenciais preferencialmente às quintas e sextas-feiras, no período noturno, e sábados no período diurno, conforme grade horária disponibilizada no início de cada semestre.

A carga horária do curso é de 360 horas.