Gestão e Estrutura

por Hugo Ferreira publicado 23/12/2015 17h27, última modificação 28/05/2021 12h52

Gestão (Ciclo 2019-2021):
Coordenador: Prof. Dra. Rogéria Mendes do Nascimento (mpga@recife.ifpe.edu.br)
Vice-coordenador: Prof. Dr. Hernande Pereira da Silva

Secretários: (secretaria.mpga@recife.ifpe.edu.br)

Adeilton Correia de Barros Júnior
Marcus Vinícius Bernardo da Silva

Bibliotecária: (bibliotecampga@recife.ifpe.edu.br)
Amanda Tavares Silva Lima Nascimento

Funcionamento da Secretaria e Biblioteca:  Segunda a sexta 8h às 12h e 13h às 20h

Local: Bloco A | Sala A-66 (Secretaria, Biblioteca)
Aulas: Sala A-68 (Auditório do MPGA)
Contatos: 81 2125.1774 – Secretaria;
81 2125.1690 - Biblioteca

Estrutura:

O Mestrado apresenta infraestrutura exclusiva para o programa com Coordenação, Secretaria, salas de aulas, miniauditório, salas de orientação para os docentes e biblioteca especializada em Gestão Ambiental. Os laboratórios de pesquisa dos docentes ficam localizados em seus Departamentos Acadêmicos e no Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Tecnológico e Sustentabilidade do IFPE do Campus Recife – CPTECS (link). Como apoio adicional ao MPGA, o Centro de Pesquisa também dispõe de auditório, sala de reuniões e sala de estudo para os mestrandos. Todos os docentes do mestrado, lotados no Campus Recife do IFPE tem suas salas individuais de pesquisador no Centro de Pesquisa.

 Laboratórios localizados no Centro de Pesquisa:

 

Nome

Coordenador(a)

Laboratório de Química de Produtos Naturais

Sofia Brandão

Laboratório de Tecnologia Ambiental

Marília Lyra

Central Analítica

Eduardo Alécio Oliveira

Laboratório de Planejamento Ambiental

Renata Carvalho

Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada

Marco Domingues

Laboratório de Engenharia e Desenvolvimento de Software - GRENDES

Aida Araújo


Biblioteca Especializada Sílvia Barbosa de Mello (Biblioteca do MPGA)

A Biblioteca Especializada em Gestão Ambiental, Silvia Barbosa de Mello, é o espaço de estudos criado para subsidiar a pesquisa científica dos discentes e docentes do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental.

Atualmente (2020) dispõe, em seu acervo, um total de 493 títulos e mais de 1.000 exemplares, de literatura nacional e estrangeira cobrindo as grandes áreas de Ciências Agrárias, Biológicas e Multidisciplinar, rica em metodologia e pesquisa, legislação ambiental, inovação e tecnologia, políticas públicas, sustentabilidade, resíduos, biodegradação, água, energia e afins. 

A gestão do acervo é automatizada, fica por conta do sistema Q-biblio (em fase de migração para o Koha). 

A expansão e atualização do acervo do IFPE se dão, principalmente, através do plano de política de desenvolvimento de coleções da instituição, respeitando o ementário dos projetos pedagógicos do curso e da elaboração de projetos que identificam a real necessidade de compra de títulos correspondentes às áreas de conhecimento que integram o  curso, como também através do incentivo às doações de particulares e de empresas/editoras de materiais diversos, principalmente livros e revistas, de áreas afins do conhecimento.   

Conta ainda com a biblioteca virtual de alcance multidisciplinar: Ebrary  além de disponibilizar acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.

Ao iniciar o semestre letivo, o estudante da pós é automaticamente inscrito na biblioteca, precisando apenas apresentar documento de identificação oficial com foto sempre que utilizar os serviços.

O espaço físico é composto por cabines de estudo individual, mesas para estudo em grupo, terminal de consulta ao acervo e a rede www, terminal de atendimento ao usuário e serviço de alerta. 

- Sobre o Repositório Institucional: 

O Repositório Institucional do IFPE objetiva reunir em local virtual a Produção Científica do IFPE. Considera a importância da promoção do movimento da ciência aberta e a necessidade de armazenar, preservar, divulgar e ampliar o acesso à produção e dados de pesquisa científica, tecnológica, artística, cultural e técnica do Instituto.  

Promove a visibilidade e a recuperação dessa produção acelerando o desenvolvimento das pesquisas; promovendo o intercambio do conhecimento produzido entre o IFPE e outras instituições; contribuindo para geração de indicadores da produção científica, técnica e tecnológica e aperfeiçoar os recursos e investimentos em pesquisa apoiando os processos de ensino e aprendizagem que geram conhecimento.