Início do conteúdo

Capacitação em sistemas fotovoltaicos cria oportunidades de trabalho

Iniciativa do Campus Pesqueira já formou mais de 70 profissionais


Oportunidades no mercado de trabalho! Esse é o principal objetivo de quem busca uma capacitação. E é o que os participantes do curso de sistemas fotovoltaicos de energia solar, oferecido pelo Instituto federal de Pernambuco – Campus Pesqueira, têm encontrado. O curso já formou cerca de 70 profissionais, em três edições, para o trabalho com projeção, instalação, monitoramento e manutenção de sistemas fotovoltaicos.

Edivanilson Santos é um dos profissionais formados na capacitação oferecida pelo IFPE – Pesqueira. Ele terminou o curso de técnico em eletrotécnica pela instituição em 2015, mas nunca havia atuado na área. Até que surgiu a oportunidade de se capacitar em sistemas fotovoltaicos. “Além de ser um mercado que só tende a crescer, eu sempre tive vontade de trabalhar nessa área de energia solar. Então vi no curso uma oportunidade de atuar na área em que eu tinha me formado”, explica Santos.

E deu certo! Há três meses, Edivanilson foi contratado por uma empresa especializada em sistemas fotovoltaicos. O empresário que o contratou é Wagner Meira que, observando o potencial do mercado, resolveu montar a empresa em Pesqueira. A presença do IFPE na cidade foi fundamental para isso. “Sem o IFPE em Pesqueira perderíamos competitividade, porque hoje a gente consegue mão de obra qualificada, com os treinamentos e o apoio que o instituto nos dá. Essa mão de obra capacitada também acelerou nosso crescimento, porque os profissionais já chegam prontos para ir para campo”, avalia Meira.

Hoje, seis técnicos da empresa de Wagner foram capacitados no curso de sistemas fotovoltaicos em energia solar oferecido pelo IFPE – Pesqueira. O curso é fruto de uma parceria entre os Institutos Federais, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e a empresa alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ.

O mercado de energia solar está em expansão no Brasil. Com potência operacional de 2.000 megawatts, a energia solar já é a sétima fonte mais representativa na matriz energética brasileira. A estimativa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) é de que cerca de 5,2 bilhões de reais sejam investidos pela iniciativa privada em sistemas desse tipo de energia no país, só em 2019.

O curso oferecido pelo IFPE – Pesqueira mira esse mercado. De acordo com o coordenador da capacitação, professor Alexandre Farias, os participantes recebem formação para atuar nas diversas fases da execução do projeto. “A capacitação oferecida pelo IFPE – Pesqueira promove uma formação adequada para projetistas e instaladores de sistemas fotovoltaicos. Além disso, áreas como o monitoramento e manutenção dos sistemas ainda são pouco exploradas pelas empresas, mas nossos cursos também já apresentam formação nessa área”, pontua Farias.

 Cursos de curta duração

Além da formação completa, que prepara os profissionais para trabalharem em todas as fases do projeto, o IFPE – Pesqueira também oferece um curso rápido de instalação de sistemas fotovoltaicos. A capacitação dura um fim de semana e é fruto de um convênio entre o instituto e uma empresa privada, a Alterna Energia. Mais de 60 pessoas já foram formadas no curso básico de instalador.

Fim do conteúdo