Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Extensão > Estágio

Estágio

por clesia publicado 09/12/2015 13h44, última modificação 09/09/2020 10h11

A prática profissional é essencial para articulação entre teoria e prática, incluindo, quando necessário, o estágio curricular supervisionado para estudantes dos Cursos Superiores e dos Cursos Técnicos de Nível Médio, podendo ser desenvolvido em qualquer empresa, seja de direito público ou privado, inclusive no IFPE. 

Acesse o Sistema DIEX para conferir as vagas de estágio disponíveis.

Para começar a estagiar

Para estagiar, o(a) estudante precisa estar devidamente matriculado no IFPE. Antes de começar o estágio, o estudante deverá entregar no balcão de atendimento da DIEX (Sala A-11) os seguintes documentos:

  • 03 (três) vias do Termo de Compromisso de Estágio, nos modelos disponíveis (IFPE, UFPE, UFRPE, HC, PROCAPE), preenchidas e assinadas pela empresa conveniada e pelo(a) estudante. Caso o estágio tenha sido concedido por uma Agência de Integração (CIEE. IEL, etc.), serão necessárias 04 (quatro) vias do Termo, devidamente preenchidas e assinadas pela agência, pela empresa e pelo aluno.

  • 01 (uma) cópia da Apólice de Seguro (nome do aluno, vigência) referente ao Termo de Compromisso de Estágio com cópia do comprovante de pagamento pela empresa conveniada.       

  • 01 (uma) via do Plano de Estágio preenchido e assinado pelo supervisor designado pela empresa concedente (profissional do quadro pessoal da empresa, responsável pela orientação e supervisão do estagiário).

Observações:  

    • O(a) estudante só poderá começar a estagiar depois de concedida a autorização, através da assinatura do Termo de Compromisso pela Divisão de Extensão - DIEX.
    • O coordenador do curso irá designar  um supervisor de estágio (previamente homologado através da portaria) para o acompanhamento efetivo do aluno em suas atividades, relatórios e outros. O aluno será informado sobre seu orientador pelo respectivo Departamento Acadêmico.
    • No caso da empresa não oferecer ao estagiário uma apólice de seguro contra acidentes pessoais, o aluno deverá solicitar junto à DIEX sua inclusão no seguro oferecido pelo Campus.
    •  O prazo para tramitação do processo é de, NO MÍNIMO, 05 (cinco) dias úteis.


- Para entregar o relatório de estágio

Para concluir o estágio curricular, uma vez cumprida a carga horária obrigatória, é preciso apresentar o relatório de estágio. É importante que o(a) estudante prepare seu Relatório de Estágio ao longo da sua experiência na empresa, e que solicite ao professor orientador o acompanhamento e correção também durante esse período. Clique para acessar o Modelo de Relatório Mensal de Estágio.

O prazo máximo para apresentação do relatório de estágio está contido nos Projetos Pedagógicos dos cursos ofertados pelo Campus. 

Para dar entrada no processo de entrega do relatório, o estudante deverá apresentar os seguintes documentos ao balcão de atendimento da DIEX (clique no link para baixar os modelos):

- Para interromper/encerrar o estágio antes do prazo ou aditivar o contrato de estágio

O(a) estudante ou a empresa que decidam rescindir o termo de compromisso de estágio antes do prazo previsto deverão formalizar seu pedido por escrito, entregando ao balcão de atendimento da DIEX a seguinte documentação:

  • Termo de Encerramento do Estágio Curricular, no caso de empresas diretamente conveniadas com o IFPE. Se o termo de compromisso de estágio foi realizado via Agência de Integração (CIEE. IEL, etc.), o estudante deverá procurar o modelo oferecido pela agenciadora e entregá-lo preenchido ao balcão de atendimento da DIEX.
  • Para Aditivar o contrato de estágio, utiliza o modelo do Termo de Aditivo.

 

- Validação de Prática Profissional como Estágio

Caso o(a) estudante já trabalhe na área, pode solicitar a validação do tempo de trabalho como estágio curricular. É preciso que a pessoa já tenha cumprido, como funcionário(a) efetivo(a), a carga horária mínima exigida pelo estágio obrigatório.

Para fazer a solicitação, o estudante deve apresentar a DIEX, primeiramente:

  • Original e cópia da Carteira de Trabalho (folha de rosto e folha com o registro na empresa) 
  • Declaração da Empresa Concedente em papel timbrado, informando: o cargo ocupado pelo funcionário; as atividades desempenhadas pelo funcionário; a data de admissão; e a carga horária exercida semanalmente. O documento deve ser datado e assinado pelo chefe imediato, com carimbo da empresa.
  • Relatório de estágio, atendendo aos padrões estabelecidos pelo IFPE (Relatório 1Relatório 2Relatório 3). 
  • Documento emitido pela biblioteca comprovando a inexistência de pendências (Nada Consta). 
  • Cópia de RG e CPF e Histórico Escolar emitido pelo QAcadêmico.
  • Preencher Questionário do MEC
- Caso o estudante seja autônomo, deverá utilizar o formulário de Autodeclaração de Autônomo como Estágio Curricular bem como a Declaração de Tomador de Serviço para Autônomo.
- Validação de Atividade Acadêmica (extensão, monitoria e pesquisa) como Estágio

  • De acordo com o Projeto Pedagógico de cada curso, as atividades de monitoria, Iniciação Científica, PIBEX entre outros, poderão ser consideradas como prática profissional que substitui o estágio.
  • Para que essas atividades sejam reconhecidas, o estudante deverá iniciar processo (via protocolo-geral) anexando as documentações descritas aqui.
  • Apresentar a Validação de Atividade Acadêmica Como Equivalência a Estágio Curricular