Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Extensão > Projetos

Projetos

por clesia publicado 09/12/2015 13h45, última modificação 14/08/2018 07h59

Para amparar o envolvimento da comunidade acadêmica com extensão, o Campus Recife conta com ações pedagógicas e atividades complementares. Conheça:

Cursos de Extensão:

É o conjunto articulado de ações pedagógicas, teóricas ou práticas, presenciais ou à distância, direcionados às comunidades externas ou internas, com explicitado processo de avaliação.

Os cursos de extensão, instituídos com o propósito de divulgar e atualizar conhecimentos e técnicas de trabalho poderão alcançar o âmbito de toda a coletividade ou destinar-se a pessoas e instituições públicas ou privadas. Poderão ser desenvolvidos em quaisquer níveis de ensino existentes no IFPE - Campus Recife, de acordo com o seu conteúdo e sentido que assumam em casa caso.

Acesse o Sistema DIEX para baixar o seu certificado de curso de extensão.

Para garantir ampla divulgação do curso ofertado, informamos a necessidade do prazo mínimo de 10 dias entre a aprovação do curso e o início do mesmo. Segue o link do fluxo ( Clique aqui) para criação, registro e certificação

Procedimentos para abertura de Cursos de Extensão

ETAPA 1: Preencher o Modelo de Projeto de Extensão com as informações do Curso. O Coordenador Geral do Projeto deve ser obrigatoriamente um servidor do IFPE (Docente ou Administrativo). Poderão também haver voluntários no projeto, ou seja, pessoas da comunidade externa.

ETAPA 2: Para VALIDAÇÃO DO PROJETO, o mesmo deverá conter a assinatura do proponente, bem como, o parecer e anuência da chefia imediata, ou seja, do responsável pela coordenação e/ou departamento o qual o proponente está vinculado.

ETAPA 3: Com o projeto devidamente preenchido e assinado, abre-se um processo no Protocolo Geral IFPE - Campus Recife, com o encaminhamento para análise da DPE - Diretoria de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão.

 

Eventos de Extensão
Constituem um conjunto de atividades complementares que objetivam estimular e enriquecer a formação acadêmica e pedagógica do aluno, a qual se faz necessária para desenvolver no futuro profissional a capacidade de enfrentar novos desafios.

Procedimentos para abertura de Eventos de Extensão

 Obs.: "Prazos Todas as atividades podem ser apresentadas e protocoladas a qualquer momento junto à Direção/Divisão/Coordenação de Extensão do Campus, devendo ser respeitado o calendário acadêmico do Campus. Entretanto, a apresentação deve ocorrer observando-se o prazo mínimo de 30 (trinta) dias úteis, antes do início da atividade. Obs.: No caso de Programas e Projetos de Extensão, serão respeitados os prazos previstos no Regulamento Geral de Programas e Projetos de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco." 

ETAPA 1: Preencher o Modelo de Projeto de Eventos de Extensão com as informações do Evento. O Coordenador Geral do Projeto deve ser obrigatoriamente um servidor do IFPE (Docente ou Administrativo). Poderão também haver voluntários no projeto, ou seja, pessoas da comunidade externa.

ETAPA 2: Para VALIDAÇÃO DO PROJETO, o mesmo deverá conter a assinatura do proponente, bem como, o parecer e anuência da chefia imediata, ou seja, do responsável pela coordenação e/ou departamento o qual o proponente está vinculado.

ETAPA 3: Com o projeto devidamente preenchido e assinado, abre-se um processo no Protocolo Geral IFPE - Campus Recife, com o encaminhamento para análise da DPE - Diretoria de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão.

Para a emissão de certificados, o coordenador do curso de extensão, deverá enviar para diex@recife.ifpe.edu.br, a listagem dos alunos aprovados no Modelo de Alunos Aprovados.

Observação: a Divisão de Extensão apóia os eventos no que cabe ao registro e emissão dos certificados. Os demais recursos solicitados para realização do evento, tal como transporte, material de apoio, entre outros, deverá ser providenciado em outros setores, tais como: Direção de Administração DAD, CACE (Coordenação de Comunicação e Eventos) que realiza Cerimonial, CTRA (solicita o transporte pelo e-mail institucional), entre outros. Após todo trâmite do processo, ele finaliza no DIEX, ou seja, fica arquivado para que seja comprovada a origem da certificação e eventuais consultas.

Para acessar o Regulamento Geral da Extensão no IFPE clique aqui

Para acessar o Manual de Procedimentos para Atividades de Extensão clique aqui