Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Campus projeta Oitava Mostra de Extensão do IFPE

Notícias

Campus projeta Oitava Mostra de Extensão do IFPE

Edição 2020 acontece de forma virtual com apresentação dos projetos por vídeo
por publicado: 04/06/2020 16h24 última modificação: 04/06/2020 16h24

Está prevista para o dia 16 de junho a realização da Oitava Mostra de Extensão do IFPE. A edição deste ano será feita de forma virtual, em decorrência da necessidade de prevenção à disseminação da Covid-19. A ação tem como finalidade apresentar, à comunidade acadêmica e aos demais públicos interessados, os objetivos, resultados parciais e perspectivas futuras dos projetos de pesquisa extensionistas. Para substituir a apresentação presencial dos trabalhos, que acontece anualmente, a equipe organizadora do evento propôs uma produção audiovisual a ser desenvolvida pelos componentes de cada projeto. No dia 16 de junho, a Divisão de Extensão (Diex) irá disponibilizar os vídeos recebidos, através do site do evento, que será divulgado em breve. Além da apresentação, está previsto o envio do Relatório Parcial do Projeto, conforme prescrito no edital, com data limite até o dia 30 de junho. Para a elaboração do relatório, foi disponibilizado um modelo a ser seguido, acessível aqui.

Tendo em vista a produção audiovisual, a organização da Mostra disponibilizou algumas sugestões para a elaboração do vídeo. O material pode ser uma gravação por meio de plataformas como o Google Meet, Zoom, entre outras, desde que seja enviado o arquivo mp4 da gravação. Também é possível produzir uma apresentação de PowerPoint acompanhada de narração. Caso seja escolhida esta opção, a equipe deverá seguir o modelo disponível aqui e seguir orientações de como desenvolver o material (no link: https://bit.ly/2MA2iV7). A ideia da produção audiovisual fica a critério do orientador, desde que o formato seja compatível com a plataforma YouTube. O coordenador do projeto terá até o dia 10 de junho para enviar o material para o e-mail mostrapibex@recife.ifpe.edu.br.

Também com prazo a vencer no dia 10 de junho, cada coordenador deve enviar para o e-mail do evento a indicação de dois avaliadores com experiência acadêmica ou profissional na área do projeto. A avaliação será por meio de formulário encaminhado pela Diex. Caso seja do interesse dos coordenadores dos projetos, podem utilizar o modelo do convite (aqui), para ser enviado aos possíveis avaliadores. Apenas os projetos em que não seja possível a continuidade de forma remota devem realizar adaptações nos planos de atividades. Os mesmos devem ser enviados novamente para conhecimento da Divisão de Extensão, através do e-mail diex@recife.ifpe.edu.br. O pagamento da Bolsa Pibex de junho estará condicionado ao envio da apresentação audiovisual e do relatório parcial do projeto.

Para o diretor de Políticas Institucionais e Extensão do Campus Recife, Hilson Vilar, a realização da Mostra, mesmo que de forma virtual, agrega bastante no sentido de a população em geral ser informada sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos a partir de investimento federal. “A sociedade terá conhecimento quanto ao bom uso que vem sendo feito do dinheiro público investido nesses projetos. O Campus Recife tem o maior número de projetos e, consequentemente, de pesquisadores e bolsistas. É muito importante que a Mostra aconteça de forma transparente e acessível a todos”, avalia o diretor da pasta.

Serviço
Relatório Parcial do Projeto| Disponível aqui
Sugestões para a elaboração do vídeo | Disponíveis aqui
Modelo de PowerPoint | Disponível aqui
Instruções de como fazer o PowerPoint com narração | Disponível aqui
Convite para avaliadores| Disponível aqui
E-mail para envio do vídeo | mostrapibex@recife.ifpe.edu.br
E-mail para o envio de possíveis mudanças nos planos de atividades | diex@recife.ifpe.edu.br