Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Campus Recife adquire equipamento de ponta que potencializa projetos de pesquisa

Notícias

Campus Recife adquire equipamento de ponta que potencializa projetos de pesquisa

O cromatógrafo de íons permitirá maior atuação no campo ambiental e áreas afins
por publicado: 17/02/2021 16h43 última modificação: 18/02/2021 15h54

O Centro de Pesquisa do Campus Recife passa a contar com mais um equipamento de última geração. Trata-se do cromatógrafo de íons, máquina  que possibilita a identificação e quantificação de compostos químicos de acordo com suas características físico-químicas. O equipamento utiliza a técnica de interação de íons e se encontra em fase de instalação. Sua principal função é detectar e quantificar os ânions e cátions inorgânicos, metais de transição, ácidos carboxílicos de baixo peso molecular e organofosforados (composto orgânico utilizado no controle de pragas). A aplicação do equipamento geralmente é direcionada a diferentes tipos de amostras, entre elas, na análise de potabilidade da água, caracterização de efluentes industriais e de esgotos, amostras de alimentos, fertilizantes e celulose, além de analisar produtos da indústria farmacêutica, sucroalcooleira e petroquímica.

Durante uma semana, os professores do Campus Recife Romero Assis e Marília Castro participaram de um treinamento voltado à instalação e utilização do cromatógrafo de íons. A docente Marília ressalta importância do equipamento para os projetos de pesquisa desenvolvidos no Campus: “O cromatógrafo é de última geração e vai nos permitir ampliar a atuação na área ambiental, além de possibilitar certa autonomia em boa parte das investigações, experimentações e demais campos que necessitam dessas validações”. Após a fase de instalação, os pesquisadores envolvidos no processo precisarão realizar testes. Com a validação, o equipamento poderá ficar disponível para utilização pelos demais pesquisadores do Campus Recife.