Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Campus regulamenta política de qualidade de vida para servidores

Notícias

Campus regulamenta política de qualidade de vida para servidores

Portaria estabelece regras para estimular a participação de servidores em atividades físicas e culturais
por publicado: 28/02/2019 11h56 última modificação: 12/04/2019 14h38

A Direção Geral do Campus Recife concedeu, por meio da Portaria n° 370/2018, aos servidores e servidoras do Campus a possibilidade de reservar duas horas semanais de sua carga horária para práticas físicas/esportivas ou culturais. O documento tem como objetivo estabelecer normas para a participação de servidores do Campus em atividades esportivas e culturais vinculadas ao Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT).

A regulamentação faz parte de uma série de propostas relacionadas ao estímulo e preservação do bem-estar mental e fisiológico dos funcionários.  Uma das ações tomadas pelo Campus para estimular o ingresso em atividades físicas se constitui na disponibilização de aulas e treinos de práticas esportivas, como natação e muay thai, voltadas ao servidor pela Divisão de Esportes e Lazer (DIEL).

O coordenador da DIEL Helton dos Santos destaca que os benefícios fisiológicos e sociais de realizar atividades físicas regularmente estão por trás dessa ação. “Praticar esportes com frequência ajuda a combater a indisposição, a manter um condicionamento físico saudável, além de estimular a socialização e melhor convívio social”, descreve. Segundo o coordenador, “a inatividade física é responsável por cerca de 3,2 milhões de mortes por ano. Pessoas inativas fisicamente apresentam chances de 20% a 30% do aumento de risco das causas de todas as mortalidades”.

Para aderir ao PQVT, é preciso assinar e apresentar ao Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) um Termo de Adesão e Compromisso, assinado também pela chefia imediata, com quem se devem acordar previamente os horários para a prática de atividades físicas e culturais. Outros procedimentos e documentações necessárias, além do regulamento para participação do programa, encontram-se disponíveis para consulta na Portaria n° 370/2018 (clique aqui). Para mais informações sobre o ingresso, entre em contato com a DGP pelo ramal 1615 ou pelo email dgp@recife.ifpe.edu.br.