Divulgado resultado da chamada regular do SiSU 2023.1

Aprovados/as devem realizar a matrícula de 02 a 06 de março. Prazo também vale para envio dos arquivos para o procedimento de heteroidentificação e aferição da condição indígena

Foi divulgada, nesta terça (28), o resultado da chamada regular do processo seletivo da 1ª edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

A seleção foi feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, na qual concorreram os/as candidatos/as que prestaram o Enem 2022 e não zeraram a prova de redação.

Ao todo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) ofertou 465 vagas para cursos superiores presenciais, com ingresso no segundo semestre deste ano. No Campus Pesqueira, foram disponibilizadas 160 vagas, sendo 40 no curso de Enfermagem, 40 em Engenharia Elétrica, 40 em Licenciatura em Matemática e 40 em Licenciatura em Física.

Já o Campus Recife ofereceu 305 vagas, sendo 34 vagas em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 35 em Engenharia Mecânica, 36 vagas em Radiologia, além de Design Gráfico, Engenharia Civil e Gestão Ambiental, com 40 vagas cada. Para totalizar, o Campus Recife ofertou ainda 80 vagas para Gestão de Turismo, sendo 40 para o turno da manhã e 40 para o da noite.

A instituição reservou 60% do total de vagas para quem estudou integralmente em escola pública e, dentro desse percentual, ainda houve as subcotas para candidatos/as com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e para pessoas negras, indígenas e com deficiência, em conformidade com a Lei nº 12.711/2012

Matrícula – Os/as aprovados/as na chamada regular devem realizar a matrícula, de forma remota, no período de 02 a 06 de março. A novidade é que as matrículas agora serão feitas pelo site: https://workflow.ifpe.edu.br/

Com o objetivo de facilitar a compreensão dos/as candidatos/as, a Comissão preparou um guia de instruções para procedimento de envio da documentação de matrícula, que traz o passo a passo detalhado de como realizar essa etapa. ACESSE AQUI.

Heteroidentificação e aferição da condição de indígena – Os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que concorreram na modalidade de vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012 (dos códigos L2, L6, L10 e L14) e que foram classificados dentro do número de vagas deverão passar pelo procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou pela aferição da condição de indígena autodeclarada. O prazo para realizar esse procedimento também é de 02 a 06 de março.

O procedimento de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena autodeclarada ocorrerá de forma não presencial, com o envio do conteúdo através da plataforma de envio e recebimento de arquivos de mídia WhatsApp. Com relação à heteroidentificação, os candidatos deverão enviar um vídeo com sua autodeclaração para ser avaliado pela comissão responsável, que usará para a análise exclusivamente o critério fenotípico.

Já a condição indígena autodeclarada será aferida a partir da análise de documentação, representada pelo Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), emitido pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Na ausência desse documento, deverá ser apresentado o Reconhecimento de Identidade Indígena (ANEXO C do edital), documento composto por uma Autodeclaração e Consciência de Identidade Indígena, assinada pelo/a candidato/a, e por uma Declaração de Reconhecimento, assinada pelo cacique ou outra liderança equivalente.

Com o objetivo de facilitar a compreensão dos/as candidatos/as, a Comissão preparou guias de instruções para envio do conteúdo para o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou aferição da condição de indígenaque trazem o passo a passo detalhado de como realizar essa etapa. Confira abaixo:

Guia de instruções para heteroidentificação

Guia de instruções para aferição da condição indígena

LISTA DE ESPERA – Quem não foi convocado na Chamada Regular poderá manifestar interesse em participar da Lista de Espera, no período de 28 de fevereiro a 08 de março, para as três convocatórias previstas no edital. A manifestação de interesse é feita pelo site: https://acessounico.mec.gov.br/sisu. Contudo, podem ser realizadas convocatórias além das previstas em cronograma. A relação dos candidatos inscritos na lista de espera será publicada no dia 13 de março, a partir das 17h.

Canal de atendimento – Para esclarecer dúvidas e prestar informações, a Comissão SiSU IFPE 2023.1 disponibilizou o canal virtual https://atendimentoingresso.ifpe.edu.br/ (categoria “SiSU”) que ficará ativo durante todo o período da seleção.

Confira aqui o cronograma completo e os contatos específicos referentes aos Campi Pesqueira e Recife.

>> Para conferir o resultado da chamada regular, edital, anexos e outros documentos, acesse aqui a página do IFPE SiSU 2023.