Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Estudante do Campus conquista bronze na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia

Notícias

Estudante do Campus conquista bronze na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia

Gustavo Costa Holanda foi o único participante de um Instituto Federal
por publicado: 27/09/2021 11h54 última modificação: 27/09/2021 13h29

Nas últimas semanas o Campus Recife recebeu o resultado da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), competição anual entre estudantes de países da América Latina, Portugal e Espanha. O torneio ocorreu virtualmente entre os dias 5 e 10 de setembro e contou com um total de quatro discentes na delegação brasileira: dois estudantes da rede privada e dois da rede pública. Entre eles, está presente Gustavo Costa Holanda, integrante do Curso Técnico Integrado de Eletrotécnica da Instituição que conquistou medalha de bronze na competição.

Orientado pela professora Laurici Pires, Gustavo foi o único estudante da rede de Institutos Federais do país a ser selecionado para o torneio Ibero-Americano. Para chegar até aqui, o discente se classificou através da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) 2021, promovida pelo Instituto Butantan com o apoio do Ministério da Ciência e outros parceiros, onde obteve excelente desempenho ao conquistar medalha de ouro. Empolgado com as conquistas, o estudante agradece o apoio de sua família e também o de sua professora que o acompanhou até aqui. Saiba mais sobre o ouro na OBB aqui

Durante a Ibero-Americana, os competidores precisaram demonstrar conhecimentos sobre bioinformática e microbiologia. Segundo a professora, além de seu apoio durante a preparação para as provas teóricas e práticas, o estudante contou também com o apoio do próprio Instituto Butantan: “Tivemos algumas reuniões com o Instituto Butantan que nos auxiliou com algumas aulas, assim como mantive contato direto com o aluno para orientações e retirada de dúvidas”. 

Importante ressaltar ainda que, além das premiações na OBB e OIAB, Gustavo conta também com outra medalha em seu histórico. Recentemente o estudante participou da Olimpíada Pernambucana de Química (OPEQ) 2021, onde conquistou medalha de ouro. Suas premiações somam a muitas outras conquistas da comunidade acadêmica do Campus que, assim como bem representa o discente, sempre se destaca pela dedicação e resiliência especialmente diante dos desafios impostos pela pandemia.