Estudantes do IFPE vão participar de simulação da ONU em Harvard

Alunos irão debater problemas globais na Harvard Model United Nations

Estudantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) vão marcar presença em Harvard, uma das universidades mais consagradas dos Estados Unidos. É que Sâmia Freitas, Ryan Paiva, Júlia Moura e Welton Felix, alunos bolsistas do Programa Institucional para Concessão de Bolsas de Extensão (PIBEX) do Instituto, foram selecionados para debaterem problemas globais, em janeiro de 2022, na Harvard Model United Nations (HMUN), a mais concorrida simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) do mundo. Além desses quatro estudantes, que são do Campus Recife, irá participar também do evento Ana Lopes, aluna da Escola Agrícola de Jundiaí, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EAJ/UFRN).

Todos eles, incluindo Suzana Brito, também estudante do IFPE; e Cadmo Dias e Priscila Amorim, alunos da Faculdade Damas, sediada em Recife (PE), são os fundadores do Clube de Relações Internacionais Sérgio Vieira de Mello (CRI-SVM), criado por meio do Instituto Internacional Despertando Vocações e sob a orientação dos professores Erick Viana e Renata Dantas, docentes do IFPE.

De acordo com Carla Richter, membro do setor de Projetos Internacionais do IFPE, o Harvard Model United Nations é um evento acadêmico em que estudantes do mundo inteiro atuam como diplomatas, juízes, deputados ou jornalistas, com vistas ao debate e ao equacionamento de problemas globais. “Essas simulações são um excelente exercício para o desenvolvimento do pensamento crítico-criativo-reflexivo, da argumentação e da formação cidadã dos estudantes. Parabenizo a todos os envolvidos no projeto”, ressalta Carla.

A Harvard MUN

A Harvard Model United Nations é a maior e mais prestigiada simulação da Organização das Nações Unidas do mundo. A HMUN conta com mais de 4000 participantes de 50 países diferentes que são selecionados através de um rigoroso processo de Application. O evento acontece em Boston (Massachusetts) e reúne os jovens líderes mais promissores de todo o mundo para a discussão de problemas globais em mais de 30 comitês, assim, potencializando habilidades como oratória, liderança, negociação etc., propiciando um conhecimento mais amplo sobre problemáticas mundiais e proporcionando experiências com pessoas de vários lugares do mundo.

O Clube

O primeiro Clube de Relações Internacionais no Instituto Federal de Pernambuco (CRI-SVM) foi criado este ano e é voltado para estudantes de toda a instituição. A iniciativa recebeu esse nome em homenagem ao diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, e tem como objetivo democratizar o acesso ao Modelo das Nações Unidas (MUN), fórum de debates que reúne todos os que têm interesse em discutir temas relevantes de maneira diplomática. O Clube realiza simulações do Modelo das Nações Unidas e organizou, recentemente, evento com mais de 70 participantes.

O clube surgiu a partir de ações do Programa Internacional Despertando Vocações, projeto gerido por estudantes e professores do Campus Recife e instituições parceiras, que acreditam no clube como uma oportunidade de construir conhecimento para os estudantes envolvidos. A entidade possui estudantes bolsistas do PIBEX e contam com a coordenação dos professores Renata Dantas e Erick Viana.