Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Gestores do Campus Recife se reúnem com secretário de CT&I de Pernambuco

Notícias

Gestores do Campus Recife se reúnem com secretário de CT&I de Pernambuco

Diversas medidas relacionadas à integração das redes federais e estaduais de ensino foram apresentadas
por publicado: 28/01/2021 18h02 última modificação: 28/01/2021 18h02

Durante a manhã da última quarta-feira (27), o Campus Recife recebeu a visita do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Lucas Ramos, e do diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Carmelo Bastos. Inicialmente, o encontro teve como objetivo apresentar a estrutura do Centro de Pesquisa e Inovação, além dos demais laboratórios dos departamentos pelos quais são desenvolvidos os projetos de CT&I do Campus Recife. Também foram apresentados durante a visita os editais já disponíveis da Secti, para a participação do Campus. Ao longo do encontro – que contou com a presença do Diretor Geral do Campus Recife, Marivaldo Rosas e sua equipe de gestores – foram estabelecidas políticas de integração entre as redes federais e estaduais de ensino.

O diretor de Políticas Institucionais e Extensão do Campus Recife, Hilson Vilar, afirma que um ponto positivo, entre os diversos apresentados no encontro, é a formação de uma rede de colaboração e pesquisa que abrange todo o Estado de Pernambuco. Num segundo encontro – dessa vez na Secretaria de CT&I – será apresentado pelo Campus “um portfólio dos projetos de Pesquisa e Extensão que estão sendo desenvolvidos e, a partir daí, entrará em concordância com as necessidades do nosso estado”, afirma Hilson. O diretor revela ainda que “há muita potencialidade nos planos a serem desenvolvidos, principalmente em áreas como a indústria 4.0”.

Em entrevista cedida ao Portal da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos comentou algumas metas pretendidas junto ao IFPE. “Compartilhar experiências, estrutura física, desenvolver novos ambientes de inovação e realizar programas de formação profissional fazem parte das nossas prioridades, e queremos contar com a contribuição do IFPE nesses projetos”, relata o secretário.

Outra importante questão abordada durante o encontro é com relação à expectativa de participação no Edital FACEPE 18/2020, que trata do apoio ao credenciamento de ambientes para inovação em Pernambuco, conforme explica a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) do Campus, Sofia Brandão. “Com essa adesão, o Campus Recife poderá participar da Rede de Ecossistemas de Pernambuco, um ambiente de integração que visa o desenvolvimento socioeconômico sustentável, a partir das suas atividades, iniciativas e projetos”, conclui Sofia.