Início do conteúdo

IFPE divulga 2ª Convocatória da Lista de Espera do SiSU 2023.1

Candidatos/as devem realizar a matrícula das 08h do dia 28/03 até às 17h do dia 30/03. Prazo também vale para procedimento de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena


O IFPE divulgou, nesta segunda-feira (27), a 2ª Convocatória da Lista de Espera do processo seletivo da 1ª edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

Matrícula – Os/as candidatos/as que constam na 2ª Convocatória devem realizar a matrícula, de forma remota, das 08h do dia 28/03 até às 17h do dia 30/03. O procedimento é feito pelo site: https://workflow.ifpe.edu.br/

Com o objetivo de facilitar a compreensão dos/as candidatos/as, a Comissão preparou um guia de instruções para procedimento de envio da documentação de matrícula, que traz o passo a passo detalhado de como realizar essa etapa. ACESSE AQUI.  

Heteroidentificação e aferição da condição de indígena – Além de realizar o envio da documentação para a matrícula, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que concorreram na modalidade de vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012 (dos códigos L2, L6, L10 e L14) e que constam na 2ª Convocatória deverão passar pelo procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou pela aferição da condição de indígena autodeclarada. O prazo para realizar esse procedimento também é das 08h do dia 28/03 até às 17h do dia 30/03. 

O procedimento de heteroidentificação e de aferição da condição de indígena autodeclarada ocorrerá de forma não presencial, com o envio do conteúdo através da plataforma de envio e recebimento de arquivos de mídia WhatsApp. Com relação à heteroidentificação, os candidatos deverão enviar um vídeo com sua autodeclaração para ser avaliado pela comissão responsável, que usará para a análise exclusivamente o critério fenotípico. 

Já a condição indígena autodeclarada será aferida a partir da análise de documentação, representada pelo Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), emitido pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Na ausência desse documento, deverá ser apresentado o Reconhecimento de Identidade Indígena (ANEXO C do edital), documento composto por uma Autodeclaração e Consciência de Identidade Indígena, assinada pelo/a candidato/a, e por uma Declaração de Reconhecimento, assinada pelo cacique ou outra liderança equivalente.

Com o objetivo de facilitar a compreensão dos/as candidatos/as, a Comissão preparou guias de instruções para envio do conteúdo para o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou aferição da condição de indígena, que trazem o passo a passo detalhado de como realizar essa etapa. Confira abaixo:

Guia de instruções para heteroidentificação 

Guia de instruções para aferição da condição indígena 

 

ACESSE:

2ª Convocatória da lista de espera para matrícula

Campus Recife:
Análise e Desenvolvimento de Sistemas Design Gráfico Engenharia Civil Engenharia Mecânica Gestão Ambiental Gestão de turismo (matutino) |  Gestão Turismo (noturno) Radiologia

Campus Pesqueira:
Enfermagem | Engenharia Elétrica Física Matemática

Quadro de vagas remanescentes da 1ª Convocatória

 

Canal de atendimento – Para esclarecer dúvidas e prestar informações, a Comissão SiSU IFPE 2023.1 disponibilizou o canal virtual https://atendimentoingresso.ifpe.edu.br/ (categoria “SiSU”) que ficará ativo durante todo o período da seleção.

> Confira aqui o cronograma completo e os contatos específicos referentes aos Campi Pesqueira e Recife.

>> Para conferir mais informações, edital, anexos e outros documentos, acesse aqui a página do IFPE SiSU 2023. 

Fim do conteúdo