Início do conteúdo

IFPE lança 1º Concurso Institucional de Desenho “Gestão com Artes e Cores”

Poderão participar estudantes, servidores, egressos e aposentados do Instituto. Inscrições vão até 11 de fevereiro.


O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta sexta (15), o 1º Concurso Institucional de Desenho “Gestão com Artes e Cores”. Organizado pela Pró-Reitoria de Integração e Desenvolvimento Institucional (Prodin), o concurso tem por finalidade escolher a arte que ilustrará o Relatório de Gestão 2020 do IFPE e servirá de diretriz para o projeto gráfico do Relatório, para que seus elementos, grafismos e cores sejam utilizados na capa e contracapa, nas aberturas de capítulos e nas páginas textuais. Poderão participar, de forma gratuita, estudantes, docentes, técnicos-administrativos, egressos e aposentados do Instituto. As inscrições acontecem de 15 de janeiro a 11 de fevereiro, e são feitas de forma virtual, por meio de formulário eletrônico disponível neste LINK

Nesta primeira edição, o concurso optou por homenagear a cidade de Caruaru, cujo tema abordado no desenho deverá ser “A arte do barro da cidade de Caruaru”. Assim, a partir desse concurso, o Relatório de Gestão terá mais uma missão, que será a de retratar e valorizar a arte e a cultura do estado de Pernambuco, fomentando a criatividade, estudos, avaliações, reflexões e a promoção da arte por meio de desenhos.

Cada participante deverá enviar um único trabalho, que pode pertencer a qualquer gênero de artes visuais passível de impressão gráfica (desenho, pintura, fotografia, ilustração, grafite, colagem), contanto que seja de autoria própria, atemporal, inédita nos meios de comunicação e mídias sociais e não pode ter sido inscrita em concursos anteriores. O desenho deverá ser encaminhado via internet, em PDF, com tamanho máximo de 30 MB, em formato A4 (21 x 29,7cm), com resolução mínima de 300dpi. Os candidatos passarão por duas fases de avaliação: a primeira será realizada pela Comissão Julgadora, que avaliará por meio de critérios específicos quais serão os 30 finalistas, que irão para a segunda fase, realizada por votação aberta ao público. 

Os três desenhos mais votados serão avaliados para possível utilização, total ou parcial, no Relatório de Gestão 2020. Os dez desenhos mais votados poderão ser utilizados em comunicações institucionais do IFPE. Os dez primeiros colocados receberão certificados, os três primeiros receberão medalhas, e o primeiro colocado será contemplado com um troféu e uma mesa digitalizadora.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail: concursodesenhorg@reitoria.ifpe.edu.br, que deverão ser enviadas com o assunto “Solicitação de informação – Concurso Institucional de Desenho”.

Para conferir todas as informações sobre o concurso, acesse aqui o edital

SOBRE O RELATÓRIO DE GESTÃO 

O Relatório de Gestão é um documento elaborado anualmente e apresentado como prestação de contas da gestão do IFPE à sociedade, à comunidade interna, ao Conselho Superior do IFPE e ao Tribunal de Contas da União. Os Relatórios de Gestão estão disponíveis no Portal do IFPE, através deste LINK


Fim do conteúdo