Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Pesquisadores do Campus apresentam trabalhos científicos no Mais Campus

Notícias

Pesquisadores do Campus apresentam trabalhos científicos no Mais Campus

Participantes do ExpoGrupos tiveram oportunidade de interagir sobre resultados e o futuro das pesquisas
por publicado: 04/06/2019 16h35 última modificação: 04/06/2019 16h48

O segundo dia do Mais Campus reuniu, na manhã desta terça-feira (04), pesquisadores do IFPE para participarem de um encontro sobre o desenvolvimento de investigações técnicas e científicas geradas no âmbito da Instituição. O evento, coordenado pela diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPI), Sofia Brandão, foi realizado no auditório de Mecânica – sala C14.

De acordo com Sofia, o objetivo da ExpoGrupos consiste em fazer com que cada equipe apresente seus trabalhos de pesquisa e suas parcerias e, principalmente, a repercussão dos projetos na comunidade externa. Restrito a pesquisadores do Campus, o evento está ligado à Diretoria, que o imagina “como atividade periódica na qual os participantes assistam aos outros de forma interativa”, completa a professora.

O evento reúne, no total, 36 grupos de trabalho, sendo cinco não vinculados a nenhuma pesquisa. Dos vários projetos apresentados pela manhã, cita-se o da professora de Gestão Ambiental Eugênia de Paula Cordeiro, cuja pesquisa “Elaboração de material graficamente tratado para a habilidade de desenvolvimento emocional”, elaborada entre 2015-2016, foi capa de revista de circulação nacional.  Menciona-se ainda a pesquisa “Física aplicada à saúde”, desenvolvida pelo professor doutor em Radiologia Wilson Vieira. “Fazemos modelagem do corpo humano e, com esses modelos, simulamos a interação da radiação ionizante com a matéria. Consequentemente, avaliamos o quanto de energia é depositado nas regiões de interesse do corpo”, explicou o estudioso. Já a pesquisa do professor Robson Pedrosa, intitulada “Os escravos da religião: doutrinação, paternalismo e escravidão”, discutiu as práticas e costumes dos escravos nas propriedades beneditinas. Apresentações seguem pela tarde.