Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Retrospectiva | Os eventos que marcaram 2017 no campus

Notícias

Retrospectiva | Os eventos que marcaram 2017 no campus

Ações envolveram de palestras e seminários a campanhas solidárias
por publicado: 23/01/2018 15h04 última modificação: 24/01/2018 10h38

Mais de vinte eventos marcaram o ano de 2017 no Campus Recife. Além do apoio e participação de diversos setores internos e entidades externas, as atividades desenvolvidas contaram com ampla colaboração e participação de estudantes e professores, que se mobilizaram em meio à organização de cerimônias, apresentações culturais e promoção de ações solidárias. Dentre as ações realizadas no ano passado, não faltou espaço para a partilha de conhecimentos e estímulo ao desenvolvimento da ciência, com destaque para as atividades da Semana Nacional Ciência e Tecnologia (SNCT). Mais do que a simples uma apresentação de dados e constatação de fatos, que às vezes parecem tão distantes do cotidiano, as palestras e oficinas da SNCT trouxeram grandes cientistas e educadores para apresentar a matemática e suas diversas aplicações de maneira lúdica. Nomes de peso na área da ciência estiveram presentes no campus Recife para oferecer suas contribuições para comunidade acadêmica e população externa, como os docentes convidados da Universidade Federal de Pernambuco, Antônio Carlos Pavão e Lourival Holanda, que trouxeram as temáticas da importância do saber científico e de sua influencia dentro da literatura e ciências humanas, respectivamente.

Atividades de aproximação e estímulo para que os discentes do campus se tornem os pesquisadores do futuro não pararam por aí. A cerimônia de entrega de premiação dos melhores desempenhos nas Olimpíadas Científicas Pernambucanas prestigiou os esforços de competidores nas áreas de Física, Astronomia e lançamento de Foguetes. Durante o evento que lotou o auditório, o represente do Laboratório Nacional e Astronomia (LNA), Max Faúndez-Abans, realizou a entrega de uma imagem da Galáxia NGC 1672, fotografada pelo telescópio SOAR, produzida por estudantes do campus.

Ciclos de debates com temáticas atemporais permitiram a participação ativa dos estudantes  em diálogos que discutem importantes questões de caráter social. Além da realização do primeiro simpósio que problematizou temas relativos a questões de gênero e diversidade sexual na Educação, os mais diversos aspectos que perpassam a questão da negritude na contemporaneidade foram trazidos à tona por meio de uma conversa acalorada durante as celebrações do dia da Consciência Negra. Os palestrantes Allyne Nunes, Jonathas Soares e Geisa Agrício, mediados pela Coordenadora de Extensão Rural Vivian Delfino, trouxeram relatos pessoais e dados que ilustraram os significados construídos em torno da população negra por meio de elementos como a mídia e até a própria ciência em determinados períodos da História.  

Através de parcerias com órgãos públicos de Saúde, também foram promovidas atividades informativas, colocando estudantes e servidores em contato direto com profissionais de diversas especialidades para a difusão de informações, que auxiliam a manutenção da saúde. Além de palestras referentes às campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro azul“, o campus ainda recebeu evento do Dia Mundial de combate à Aids foi marcado por orientações focadas na prevenção e conscientização para o combate ao vírus e ao preconceito.

Produções artísticas nas suas mais diversas formas permearam os eventos de 2017, revelando todo o potencial do talentoso corpo discente do campus. Somadas às performances do Coral Popular do IFPE, que englobam músicas, dança e interpretação, mostras de artes plásticas também uniram técnica e criatividade tanto na décima quinta edição da Exposição de Arte do IFPE quanto nos murais com cartazes em prol da igualdade racial, produzido pelo Dia da Consciência Negra.

O calendário de atividades também encontrou espaço para celebrações institucionais.  A fim de marcar o aniversário de 108 anos do campus,  foram organizadas  homenagens com  programação que incluiu corte de bolo e uma conversa com o Maestro Forró, que reuniu estudantes e servidores para uma tarde de música e descontração, no auditório do campus.

As ações não ficaram restritas ao público interno, mas também foram promovidas atividades em benefício do próximo, como a campanha Campus Solidário, que por meio das hashtag #juntossomosmaisfortes reuniu esforços em prol do outro por parte de  servidores e estudantes. Desde contribuições materiais, com a arrecadação de itens de construção e alimentos outras formas de auxílio também merecem destaque, como o exemplo das doações de tempo e atenção em uma tarde recreativa na comunidade de Areias, Zona Oeste do Recife, e contribuição pela vida, por meio da parceria  feita com o Hemope, visando a coleta de novos voluntários para o cadastro nacional de doadores de medula óssea.