Notícias
Seletiva internacional da Olimpíada de Astronomia tem estudante do Campus
O estudante 5º Período de Química do Campus Recife Juventino Ferrer é um dos cerca de 150 competidores que participam da seletiva internacional das olimpíadas de astronomia. A competição acontece em Barra do Piraí, Rio de Janeiro, na próxima semana (entre os dias 5 e 8 de março).
Juventino classificou-se entre mais de 100 mil estudantes em todo o Brasil que participaram, em 2016, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Deste total, são selecionados (através de testes) os cerca de 150 participantes que seguem na seletiva. Nessa etapa, os competidores vão realizar provas teóricas e experimentais. O objetivo é selecionar 10 estudantes, sendo que cinco vão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais e os outros cinco, nas Olimpíadas Latino-Americanas.
O Campus Recife possui tradição nesta disputa científica, com participação em duas edições das Olimpíadas Latino-Americanas (2012 e 2013) e uma, na nas Olimpíadas Internacionais (2013). O que faz do Campus, até agora, a única instituição do Nordeste a ganhar medalha na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, em 2013, com a ex-estudante de Segurança do Trabalho Larissa Aquino. Todos esses talentos são descobertos através do trabalho do professor de Física Guilherme Pereira, à frente do Núcleo de Astronomia.