Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > SNCT | Diversidade de temas marca as exposições do 2º dia

SNCT | Diversidade de temas marca as exposições do 2º dia

Mostras no período da manhã expunham pesquisas, projetos de Extensão e atividades de sala de aula
por publicado: 18/10/2018 12h09 última modificação: 19/10/2018 13h07

Desde mapas táteis para deficientes visuais a estudos sobre a condição de vida dos refugiados em Pernambuco, a diversidade de temas dos trabalhos em exposição marcou o segundo dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Campus Recife. Com propostas resultantes de projetos de Pesquisa e Extensão, assim como ideias desenvolvidas a partir de práticas de sala de aula, os estudantes puderam compartilhar com o público externo e a comunidade acadêmica parte das iniciativas desenvolvidas no Campus. Na área de Geografia, foram abordadas questões atreladas ao Urbanismo e à Demografia. O projeto orientado pela professora Clézia Braga realiza uma denúncia com relação às condições de vida e de infraestrutura da comunidade no Pilar no Centro do Recife. Através de análises documentais e entrevistas de campo, os estudantes identificaram a exclusão do território em relação aos projetos de revitalização da Cidade.

Pautas urgentes como a crise migratória também foram trazidas por um grupo de estudantes que utilizou entrevistas com ONGS e refugiados para levantar dados qualitativos sobre a comunidade venezuelana em Igarassu. Representantes do curso de Licenciatura em Geografia também apresentaram estratégias para área da Educação, com a divulgação de cartilhas voltadas à conscientização sobre a preservação do solo. Igualmente importante, a temática da acessibilidade também esteve presente no evento, em destaque com o projeto de mapas táteis, desenvolvido pelo professor Marcelo de  Miranda. O objetivo do trabalho é auxiliar no ensino e aprendizagem de estudantes com deficiências visuais por meio de mapas com diferentes texturas e legendas em Braille.

A área de Saúde também foi contemplada na programação, como a iniciativa “ação educacional em saúde no ambiente escolar”, que aborda temas variados relativos à prevenção de doenças por meio de palestras periódicas no Campus. Os banners também ilustravam análises literárias de obras nacionais e estrangeiras e trouxeram à tona questões de gênero.

Confira aqui a programação completa.