Você está aqui: Página Inicial > Campus > Vitória > Notícias > Agricultoras de Feira Nova concluem capacitação no Campus Vitória

Notícias

Agricultoras de Feira Nova concluem capacitação no Campus Vitória

As 17 mulheres de comunidades rurais participaram de curso sobre processamento de derivados da Mandioca
por Hugo Peixoto publicado: 09/08/2021 19h31 última modificação: 09/08/2021 19h32

Dezessete agricultoras do município de Feira Nova, agreste de Pernambuco, concluíram o curso de extensão em Processamento de derivados de Mandioca, na última quinta-feira (5). O curso para mulheres de comunidades rurais do município foi ofertado pelo Campus Vitória de Santo Antão em parceria com a prefeitura de Feira, por meio da Casa de Juventudes.

O curso teve como objetivo ampliar o conhecimento das agricultoras sobre as diversas possibilidades de uso da cultura da mandioca, que é tradição no município de Feira Nova. Durante as 16 horas de carga horária foram vivenciadas diversas atividades referentes ao processamento de derivado do tubérculo. Nas aulas foram produzidos: bolo de mandioca, pão de mandioca, coxinha de macaxeira, pizza de mandioca, mandioca chips, brigadeiro de macaxeira e tapioca colorida. Todo aprendizado adquirido no curso será utilizado em uma feira gastronômica que acontecerá na cidade de Feira Nova.

De acordo com a servidora Valéria Cruz, instrutora da capacitação, o curso aliou o papel institucional de promoção da educação com a responsabilidade social do campus enquanto instituição de pública de ensino. “Recebemos um grupo de mulheres com larga vivência na área do processamento da mandioca e seus derivados e pudemos compartilhar nossos conhecimentos técnicos, ao tempo em que aprendemos com o conhecimento empírico que lhes foi transmitido por gerações, foi um momento de muito aprendizado para ambas as partes”, disse Valéria, que completou: “Receber mulheres fortes, conhecer suas lutas e sentir sua motivação para aprender e buscar valorizar ainda mais o seu trabalho nos coloca em uma posição de muito orgulho por poder fazer parte dessa construção”.

Todas as participantes receberam certificados. A entrega foi na quinta (5) e contou com a presença do diretor-geral do Campus, professor Mauro França, do diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE), o professor Clécio Gomes, da instrutora do curso, a servidora Valéria Cruz, e da representante da Casa das Juventudes de Feira Nova, Débora Lavínia.

“Atividades dessa natureza são de extrema importância para o Campus, pois através delas podemos levar nossa missão institucional para além dos muros de nossa casa de Educação. É muito bom ver o entusiasmo das participantes, bem como o quanto é importante levar a essas pessoas novas fontes de conhecimento que podem trazer benefícios sociais e econômicos para toda comunidade”, destacou o diretor-geral do campus.