Você está aqui: Página Inicial > Campus > Vitória > Notícias > Campus inicia ano letivo com atividades remotas

Notícias

Campus inicia ano letivo com atividades remotas

Ações de Ensino e Assistência Estudantil buscam acolher estudantes e auxiliar na adaptação
por Hugo Peixoto publicado: 31/03/2021 17h45 última modificação: 05/04/2021 18h09

Em 2021, pela primeira vez em 67 anos de história, o Campus Vitória de Santo Antão não pôde receber seus novos e antigos alunos de maneira presencial no início do ano letivo. Em virtude da pandemia de Covid-19, que atualmente está no período mais crítico no Brasil, todas as atividades de acolhida e de orientação aos nossos(as) estudantes precisaram acontecer de maneira remota, em salas virtuais. E tudo foi preparado com toda atenção pelos servidores docentes e administrativos para que a comunidade acadêmica possa atravessar esse período de forma integrada.

A Semana de Integração do Campus Vitória realizou uma série de atividades voltadas para estudantes novatos e novatas, e também para os veteranos e as veteranas. A programação (acesse aqui) contou com recepções dos professores e da CGAE, além de palestras virtuais (lives): um amparo importante para auxiliar os estudantes a se adaptarem a essa realidade.

AULAS
As aulas dos cursos técnicos e superiores continuarão remotas, e por enquanto não há previsão ara o retorno das atividades presenciais. Aluno do 3º período do curso técnico Integrado em Agroindústria, Lindoval Assis de Freitas conta que ingressou no IFPE em 2020, e nunca havia participado de uma aula remota antes da pandemia ou sequer imaginava passar por algo tão diferente de sua realidade, muito menos no Ensino Médio. “Tem sido bem difícil conciliar as aulas on-line com as tarefas domésticas e a vida pessoal, afinal, não temos apenas aulas e atividades para fazer em casa”, explica o estudante.

Apesar de relatar uma rotina cansativa e difícil, Lindoval compreende a necessidade de que as aulas sejam on-line neste período. “Eu acho extremamente essencial e compreendo perfeitamente o objetivo das escolas de permanecer com o ensino na modalidade remota, pois é evidente que estamos perdendo milhares de pessoas diariamente. São vidas, são pessoas que são ou foram amadas por alguém, por isso, é tão necessário manter o isolamento social, manter os estudantes e seus familiares saudáveis em casa, fazer com que essas pessoas tão importantes fiquem seguras para que possamos retornar quanto antes para nossa rotina presencial”, afirma o aluno.

ORIENTAÇÕES PARA AULAS REMOTAS
Com o objetivo de aproximar os(as) estudantes de todas as informações necessárias para a adaptação a essa realidade de ensino remoto, o Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) reuniu, em uma única página, vídeos com orientações importantes sobre matrículas, criação de e-mail institucional, acesso às salas virtuais e atualização de dados no Q-Acadêmico. O endereço é o guiadoestudante.ddeonline.com.br, e lá, os alunos e as alunas do campus também encontrarão links para entrar nos grupos informativos dos cursos no WhatsApp.

A página conta com um layout objetivo, para ser acessada sem dificuldades pelo computador ou pelo celular. Para ter acesso aos vídeos, basta dar o play, não precisa baixar nenhum arquivo. No primeiro, há uma mensagem do diretor do DDE, professor Clécio Gomes, com orientações sobre a página. Em seguida, os(as) estudantes poderão assistir a tutoriais detalhados sobre como fazer a renovação de matrícula (necessário somente para veteranos), sobre como criar o e-mail institucional, sobre como ter acesso ao ambiente virtual das aulas e, por fim, sobre como atualizar os dados cadastrais no Q-Acadêmico. Clique aqui e confira

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
A Coordenação-Geral de Atendimento ao Educando (CGAE) preparou uma de ações para acompanhar os estudantes remotamente. Na página da coordenação, no nosso portal (clique aqui para acessar), há uma lista dos setores, os contatos e materiais que podem ajudar bastante os alunos e alunas, como dicas de estudo em casa, modelo de horário de estudos, orientações de saúde e, também, o e-mail para Acolhimento Emocional, do setor de Psicologia ().

Falar sobre as dificuldades durante a pandemia e ser acolhido é essencial, por isso os alunos e alunas contam com esse apoio na Instituição. “O isolamento social tem se mostrado inimigo da saúde mental de muitas pessoas. Eu tive o apoio da psicóloga do campus, e sem dúvidas foi essencial para mim, por isso eu digo: se estiver angustiado, ansioso, se sentindo incapaz ou qualquer sintoma depressivo, busque ajuda de um profissional”, destaca Lindoval, que também conta a importância dos momentos com a família: “Tentei tirar proveito desse tempo tão difícil, passei mais tempo com minha família, assisti filmes com minha irmã, brinquei e passeei com meu cachorrinho, joguei e conversei muito com minha melhor amiga, com certeza eu vivi momentos incríveis. E foram esses momentos que me fizeram atravessar esse período de isolamento social com mais leveza.”

Para conhecer melhor os alunos e alunas e, assim, planejar, desenvolver, supervisionar e avalias as atividades de acompanhamento, a CGAE elaborou questionários para alunos novatos e veteranos. É muito importante que todos(as) respondam as perguntas do formulário on-line, que estão nos links a seguir.

Questionário - Estudantes Novatos:
https://docs.google.com/forms/d/1BMvuzZaNrJ2faDqDx0au-thbyHCf4cTXTuDRpGn0_3g/edit

Questionário - Estudantes Veteranos:
https://docs.google.com/forms/d/12ctDJNXQFl6dk6EqMK0YVETcOEzUQGv560Fc9ijwgt4/edit


MENSAGENS
Realizar mais um período de atividades nesta realidade de distanciamento social e de necessidade constantes de readaptações a realidades que nós sequer imaginávamos continua sendo um desafio, e toda comunidade do Campus Vitória tem se esforçado que ele seja superado por todos, juntos.

“Cuide-se, permaneça firme e forte, faça atividades individuais ou com pessoas que estejam isoladas com você, curta esse tempo com sua família e se precisar de ajuda, peça! Eu tenho esperança que tudo isso vai passar e que voltaremos para o nosso dia a dia de sempre”, disse Lindoval de Freitas, estudante.

"Iniciamos o semestre de 2021.1 de uma forma completamente diferente do nosso habitual, sem os abraços, gritos, beijos, mas não menos cheio de esperanças e otimismo. Será mais um desafio que teremos pela frente, na certeza de que juntos conseguiremos passar por tudo isso”, disse Fernanda Dantas, assistente de alunos.

“Voltar as atividades de forma remota será mais um grande desafio para todos nós. Mas estaremos juntos para enfrentar esse momento. Sejam bem-vindos! Tudo vai ficar bem”, disse Marize Castro, assistente social.

“Iniciar um novo semestre letivo, mesmo que remotamente, é sempre um momento de felicidade, de vislumbrarmos novas possibilidades e desafios, de renovação das energias e da esperança de estarmos juntos em breve”, disse Carla Eugênia, pedagoga.

Iniciar este novo ano letivo, remotamente, é ter a oportunidade de recomeçar, enfrentar os desafios com a esperança de dias melhores”, disse Danielle Fernandes, enfermeira.