Você está aqui: Página Inicial > Campus > Vitória > Notícias > Professora promove exposição com fotos de 30 mulheres do Campus Vitória

Notícias

Professora promove exposição com fotos de 30 mulheres do Campus Vitória

Exposição do projeto 'Mulheres em Foto e Grafia' acontece durante a semana da Mulher
por publicado: 05/03/2020 11h53 última modificação: 05/03/2020 11h53

Mulheres em Foto e Grafia, esse é o nome do projeto desenvolvido pela professora de Espanhol e fotógrafa Tatiana Carvalho junto com servidoras do Campus Vitória de Santo Antão ao longo das últimas semanas, e que realizará uma exposição fotográfica em homenagem às mulheres, no dia 11 de março. O ensaio buscar mostrar a beleza, a força e os desafios de cada uma das 30 mulheres fotografadas pela professora, e traz mensagens manuscritas das participantes.

Tatiana Carvalho contou que a ideia de fazer o projeto com as mulheres do Campus era antiga, e que após um processo de reencontro com a fotografia decidiu que era hora de realizá-la. O primeiro passo foi convidar as servidoras: dez professoras, dez administrativas e dez terceirizadas e estagiárias. Foram as próprias participantes que decidiram como e onde seriam fotografadas. O principal, conta Tatiana, foram os momentos de reflexão e autoconhecimento proporcionados pelo projeto.

Mulheres
“É mais que uma homenagem, é espaço e voz. Foi muito bom ver elas se permitirem, falarem de si, de seu potencial, de seu trabalho. Foram momentos de muita conversa, de reflexão e autoconhecimento”, explicou Tatiana, que completou: “Vi pessoas muito fortes, seguras, que no início ficaram um pouco tímidas, mas se reconheceram e falaram com orgulho de si”.

A professora contou que realizar o projeto foi uma experiência muito positiva de compreender e aprender. “Para mim é conhecer muito além do que eu conheço. Todas elas têm histórias fantásticas, e as fotografias mostram a beleza e a força de cada uma, do seu jeito e de sua forma”. Nos diálogos que aconteceram durante a produção das imagens, as descobertas, as afinidades e os desafios também surgiram, como explicou Tatiana: “Um desafio comum é ser ouvida. É sempre uma dificuldade para ter voz, o lance da credibilidade. Então, tudo isso é muito importante, não é apenas a foto pela foto”.

Foto
A exposição será composta por 29 retratos, uma de cada participante, e um autorretrato feito por Tatiana. Cada uma receberá 12 fotografias em arquivo digital, mas aquelas que não têm tanta afinidade com esse formato receberão as imagens impressas. A professora contou que o ensaio também é um resgate de memórias vividas dentro do IFPE e fora dele.

Entre as mulheres fotografadas está Doralice Maria da Silva Santos, a Dona Dora, servidora terceirizada que trabalha no Campus há 24 anos. No ensaio, ela pôde redescobrir, por outro ângulo, o lugar onde ela dedica boa parte do seu dia. “Gostei muito de participar. As fotos foram lá perto da Agroindústria, e eu pedi para fazer as fotos perto das árvores, com as plantas. As fotos ficaram muito bonitas”, contou Dona Dora. “Ela ficou muito feliz e, quando terminamos de fazer as fotos, lamentou: 'Já terminamos, professora?'. Foi emocionante participar deste momento com ela”, disse Tatiana.

Grafia
Após uma curadoria, os 30 retratos serão expostos no hall do Prédio Central. O detalhe é que na parte inferior de cada foto haverá uma mensagem manuscrita de cada participante. “O objetivo é que elas se permitam se enxergarem por outros ângulos e serem vistas de outras formas”.

A exposição será no próximo dia 11, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8), que este ano será no domingo.

Exposição – Mulheres em Foto e Grafia
Data: 11/03/2020
Local: Hall do prédio central – IFPE Campus Vitória