Você está aqui: Página Inicial > Campus > Vitória > Notícias > Servidores participam do plantio do milho

Notícias

Servidores participam do plantio do milho

Atividade já tradicional no campus foi incluída em comemorações dos 65 anos
por publicado: 20/03/2019 08h22 última modificação: 20/03/2019 09h37

Servidores do Campus Vitória de Santo Antão participaram do plantio do milho, na manhã desta terça-feira (19), em uma das áreas de cultivo da instituição. O milho plantado hoje, o da última segunda (18) e o que será plantado na quinta-feira (21) será colhido para as festas juninas. A atividade já é tradição no Campus Vitória e este ano foi incluída nas comemorações dos 65 anos.

O plantio desta terça-feira foi conduzida pelo coordenador-geral de Produção, José Carlos Silva, pelo técnico Manoel Cordeiro, da Seção de Agricultura, e pelo professor Elias Inácio. Participaram do plantio, os servidores Júnior Rocha (CGP), Danielle Fernandes (Promoção à Saúde), Dávisson Falcão (CRE e presidente da Comissão dos 65 anos), Hugo Peixoto (Ascom) e Wlisses Guimarães (docente), além da servidora aposentada Lindalva Moura, que também integra a Comissão dos 65 anos do Campus Vitória.

"Os servidores realizaram o plantio do milho cv. Robusto. Esta cultivar tem ciclo de 90 a 110 dias. O espaçamento utilizado foi 25 cm entre covas e 50 cm entre linhas distribuindo três a quatro sementes por covas", detalha o professor Elias.

Na tarde da última segunda-feira, na mesma área, estudantes dos primeiros períodos iniciaram o plantio do milho na mesma área, orientados pelo professor Luís Carlos. Já na próxima quinta-feira, outras turmas continuarão o plantio, sob a orientação de Elias Inácio.

TRADIÇÃO -  Na Região Nordeste do Brasil, o mês de plantio está baseado na tradição popular de que deve ser plantado no dia de São José. "Segundo os agricultores nordestinos, se plantar antes do dia de São José, no São João, o milho não servirá porque estará seco. Se plantar depois, não se tem milho no São João. O ideal é realizar o plantio no dia de São José para se ter o milho e garantir os festejos juninos. O ciclo do plantio varia entre 115 e 135 dias podendo encontrar no mercado cultivares com ciclo vital mais curto, entre 90 a 110 dias", explica Elias.