Início do conteúdo

Curso do Proeja abre novas oportunidades para jovens e adultos


https://www.ifpe.edu.br/imprensa/banco-de-pautas/curso-do-proeja-abre-novas-oportunidades-para-jovens-e-adultos

Notícias

Curso do Proeja abre novas oportunidades para jovens e adultos

Anualmente, o IFPE oferece 550 vagas para em cursos de qualificação voltados especialmente pessoas que não puderam o concluir o ensino básico no tempo regular por publicado: 20/04/2016 16h37 última modificação: 20/04/2016 16h37 Exibir carrossel de imagens Jovens e Adultos têm uma nova chance de concluir o ensino básico

Jovens e Adultos têm uma nova chance de concluir o ensino básico

Rafaela Vasconcellos
rafaela.vasconcellos@barreiros.ifpe.edu.br

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada em 2003, 68 milhões de jovens e adultos trabalhadores brasileiros com 15 anos ou mais não concluíram o ensino fundamental. Com o objetivo de reverter esse quadro, o Governo Federal instituiu, em 2005, o Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

 Para atender a essa demanda, o IFPE oferece, por ano, 550 vagas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, em 15 cursos de Qualificação Profissional distribuídos entre os campi Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão. Além disso, garante aos estudantes, uma bolsa mensal no valor de 25% do salário mínimo vigente como incentivo à permanência nos cursos.

“O Proeja garante aos estudantes adultos que não tiveram, por razões diversas, condições de cursar o Ensino Médio no tempo dito regular, a oportunidade de concluir sua educação básica aliada a uma formação profissional. E isso é muito importante para sua valorização no mundo produtivo”, avalia o diretor de Ensino do Campus Barreiros, Diego Paixão.

Situado na Zona da Mata Sul pernambucana, o Campus Barreiros é o que possui o maior número de vagas: 160 ao todo, o que representa cerca de 30% de todas ofertadas pelo IFPE para jovens e adultos. Além disso, é um dos poucos, junto com o Campus Recife, que oferece cursos do Proeja em duas modalidades: integrado ao Ensino Médio, em que tanto a formação geral, como a profissional acontece no Instituto; e concomitante, fruto de um convênio firmado em 2012 entre o IFPE e a Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco, em que os estudantes cursam as disciplinas do ciclo geral em escolas da Rede Estadual e têm a formação profissional nos campi do IFPE, de acordo com as demandas locais de cada região. 

 Histórias de Superação

 Há 32 anos longe da sala de aula, a cozinheira Marcela de Lima, 49, conta com o incentivo dos filhos para seguir com o curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador Integrado ao Ensino Médio no Campus Barreiros. “Voltar para a sala de aula é muito difícil, tem que ter muita força de vontade, porque, depois desses anos todos, parece que a gente nunca estudou. Mas o objetivo é não desistir. Se não fosse o apoio dos professores e do Instituto, que têm paciência com a gente, não sei como seria. Além disso, meus filhos me dão a maior força. Eles sempre me dizem que, para estudar, não tem idade”, conta.

 O mesmo sentimento é compartilhado por Amaro Joaquim Galdino, que parou de estudar em 1987 e agora, aos 47 anos, depois de ver a filha de 19 anos estudar medicina, resolver voltar à escola e está concluindo o curso de Operador de Computador no Campus Barreiros, com pretensão de prestar vestibular no próximo ano. 

“Voltar para a sala de aula é muito gostoso, porque me sinto adolescente novamente. Estou no IFPE resgatando os estudos que eu perdi há muito tempo. Eu pensava que estava muito atrasado, mas meus assuntos estavam todos guardados na cabeça. O IFPE deu uma grande oportunidade não só a mim, como a muita gente aqui da nossa região. O estudo, hoje, é a base de tudo da gente. Quem parou de estudar, eu aconselho que volte, porque o estudo é o desenvolvimento do ser humano. Eu pensava que era tarde, mas nunca é”, incentiva Amaro.

Apesar das dificuldades, o professor de Português do Campus Barreiros, Carlos Alberto Araújo, considera as turmas do Proeja mais interessadas e participativas. “Vejo que eles têm um interesse maior, são mais responsáveis e muito atentos. Eles sempre perguntam sobre um assunto que não sabem, então você tem que refazer seu planejamento, fazer uma aula diferente. Eu já estou há cinco anos no Proeja e tenho visto que esses alunos cresceram muito”, confidencia Carlos.

 Segundo o professor, muitos seguiram os estudos no IFPE e ingressaram no ensino superior, enquanto outros foram aprovados em concursos e estão empregados em órgãos públicos municipais da região. “Para nós, isso é um êxito e reforça a ideia de que o Proeja é realmente muito importante para essa comunidade aqui de Barreiros. Os alunos que estavam fora do sistema educacional voltaram e estão aí com sucesso em seus cursos ou inseridos no mercado de trabalho. É muito bom ouvir esses depoimentos e ver como a educação mudou a vida deles”, conta.

if (/Android|webOS|iPhone|iPad|iPod|BlackBerry/i.test(navigator.userAgent)) { link.attr('href', link.attr('href').replace('@@nitf_custom_galleria', '@@nitf_custom_galleria?ajax_include_head=1&ajax_load=1')); } else { link.prepOverlay({ subtype : 'ajax', filter : '#content-core > *', width : '524px', wait: true, config : { onLoad: function (e) { Galleria.loadTheme("++resource++collective.nitf/galleria-theme/galleria.nitf_theme.js"); Galleria.configure({ debug: false, show: index }); Galleria.on('loadstart', function (e) { var value_rights = $('a[data-rights][data-index=' + e.index + ']').attr('data-rights'); // Verifying a not defined variable in javascript if (typeof value_rights != 'undefined') { var link_rights = '' + value_rights + ''; } if ($('.galleria-info-description + .copyright').length > 0) { $('.galleria-info-description + .copyright').html(link_rights); } else { $(link_rights).insertAfter('.galleria-info-description'); } }); Galleria.run(".pb-ajax #mediabox"); } } }); } }); }); })(jQuery);

Última atualização em 10/08/2023

Fim do conteúdo