Óleo extraído da Caatinga pode frear o Aedes

Óleo extraído da Caatinga pode frear o Aedes

Pesquisa busca desenvolver larvicida natural para o combate ao mosquito Aedes aegypti, a partir de óleo extraído de planta da Caatinga por publicado: 01/02/2017 16h47 última modificação: 01/02/2017 16h47

Provavelmente, enquanto você ler esta matéria, vai lembrar de alguém da família, da escola ou do trabalho que contraiu dengue, chikungunya ou zika. Não é para menos: em 2015, a explosão do número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e a relação entre o vírus da zika e a epidemia de microcefalia no Brasil deixaram o mundo todo em alerta, dando início a uma corrida contra o tempo na busca de soluções para se compreender e conter o problema.

As pesquisas avançam em diversas frentes e, a cada semana, os questionamentos sobre os efeitos dos vírus nos seres humanos vão ganhando repostas. Uma das certezas que se tem é que reduzir a incidência do mosquito é primordial, e a maneira mais eficaz de fazer isso é combatê-lo ainda no estágio de larva. Nesse sentido, uma pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos do IFPE busca desenvolver um agente larvicida natural, a partir do óleo essencial extraído de plantas do semiárido brasileiro. “A estratégia é, através disso, combater o mosquito Aedes aegypti antes que ele se torne um mosquito adulto”, explica a professora Sofia Brandão, que lidera o grupo junto com o docente Eduardo Alécio, ambos do Campus Recife.

A pesquisa visando o combate ao mosquito Aedes Aegypti vem sendo desenvolvida há cerca de quatro anos, mas ganhou força após o crescente número de casos de infecções pelo vírus zika. Na primeira etapa do estudo foi realizada a extração do óleo da planta e investigado seu potencial larvicida, trabalho que resultou em um artigo científico publicado na revista internacional Molecules (v.19. Outubro, 2014), em parceria com a professora Daniela Navarro (UFPE). Aliás, esse é um dos focos da pesquisa: o uso de plantas nativas, características da Caatinga, o que mostra a importância desse ecossistema único, encontrado somente no Brasil, porém pouco preservado. “É importante porque valoriza as plantas dessa região quanto as suas potencialidades biológicas e seu uso racional”, afirma Brandão.

Na fase atual, os pesquisadores trabalham na elaboração do larvicida natural, em que será testada a sua forma de liberação. De acordo com a professora Sofia, hoje o estado da arte da pesquisa é desenvolver produtos para vencer a resistência do mosquito e não ser tóxico para o ser humano, sendo algumas das vantagens do agente larvicida natural. “O mosquito já desenvolveu uma resistência grande aos produtos sintéticos, por isso a busca pelo desenvolvimento de um produto natural. Para otimizar isso, buscam-se novos produtos e novas maneiras de formulação a fim de obter novos agentes larvicidas menos tóxicos para o homem e que não levem ao desenvolvimento de mecanismos de resistência pelo mosquito”, explica.

Integrantes – O trabalho tem um cronograma de pelo menos mais três anos e conta com a participação das demais pesquisadoras do grupo – professoras Fabíola Soraia, Cláudia Maranhão e Suzana Lima, além de importantes parcerias com professoras da UFPE – Daniela Navarro e Nereide Magalhães, que contribuem com o caráter tecnológico da pesquisa e realizam ensaios específicos. A pesquisa envolve ainda a orientação de três estudantes do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA), três bolsistas do Programa de Inovação Tecnológica para cursos Técnicos (PIBITI Técnico) e do Programa de Iniciação Científica para cursos Técnicos (PIBIC Técnico) e conta com o apoio de dois técnicos em Química.

if (/Android|webOS|iPhone|iPad|iPod|BlackBerry/i.test(navigator.userAgent)) { link.attr('href', link.attr('href').replace('@@nitf_custom_galleria', '@@nitf_custom_galleria?ajax_include_head=1&ajax_load=1')); } else { link.prepOverlay({ subtype : 'ajax', filter : '#content-core > *', width : '524px', wait: true, config : { onLoad: function (e) { Galleria.loadTheme("++resource++collective.nitf/galleria-theme/galleria.nitf_theme.js"); Galleria.configure({ debug: false, show: index }); Galleria.on('loadstart', function (e) { var value_rights = $('a[data-rights][data-index=' + e.index + ']').attr('data-rights'); // Verifying a not defined variable in javascript if (typeof value_rights != 'undefined') { var link_rights = '' + value_rights + ''; } if ($('.galleria-info-description + .copyright').length > 0) { $('.galleria-info-description + .copyright').html(link_rights); } else { $(link_rights).insertAfter('.galleria-info-description'); } }); Galleria.run(".pb-ajax #mediabox"); } } }); } }); }); })(jQuery);

Última atualização em 10/08/2023