Projeto ensina a reaproveitar eletroeletrônicos

Projeto ensina a reaproveitar eletroeletrônicos

Iniciativa do Campus Caruaru integra práticas de Eletrônica Básica, levando comunidade a atribuir novas funções a equipamentos sucateados por publicado: 20/04/2016 14h32 última modificação: 20/04/2016 14h32 Exibir carrossel de imagens Alline Lima/Ascom IFPE Projeto ajuda a evitar descarte de eletroeletrônicos

Projeto ajuda a evitar descarte de eletroeletrônicos

Por Alline Lima
alline.lima@caruaru.ifpe.edu.br

Aplicando conhecimentos de Mecatrônica e Engenharia Mecânica, o Projeto Passos utiliza práticas de Eletrônica Básica para evitar o descarte de materiais eletroeletrônicos com capacidade de reaproveitamento. A equipe formada pelo professor Aluísio Alves e os bolsistas Arleson Kennedi e Bruno Torres oferece para a comunidade externa e interna cursos de curta duração com metodologia dinâmica e interativa, voltada para a inicialização à Eletroeletrônica.

São lições de instalações elétricas e de som, reparação de alto falantes, noções de circuitos eletrônicos e sua montagem, práticas de solda e manutenção, além de testes de componentes. Os estudantes aprendem tarefas simples que resultam em benefício próprio, além de evitar o acúmulo de lixo eletrônico no ambiente. Para fazer parte da turma, não é cobrado qualquer pré-requisito ou experiência anterior, basta apenas ter interesse e criatividade. Entre os materiais aproveitados estão celulares antigos, carregadores, alto-falantes, microfones, peças com transistores e transformadores sucateadores.

Cada grupo é formado por 15 alunos, entre adolescentes, jovens, adultos e idosos. Na primeira turma voltada para o público externo, cerca de 75% dos participantes tinham entre 21 e 40 anos de idade. Essa heterogeneidade também foi observada no nível de escolaridade, com alunos desde o nível fundamental até o superior. Para o professor Aluísio Alves, “um dos principais resultados deste trabalho foi no sentido da inclusão social, profissional e acadêmica dos participantes”. A procura foi tão grande que gerou, inclusive, listas de espera.

Para o bolsista Arleson Kennedy, participar das aulas como instrutor foi uma experiência que somou  para sua vida pessoal e profissional. “Percebi que a turma tinha um interesse e uma vontade de fazer acontecer diferente de qualquer outra, o que me deixou ainda mais motivado a participar do projeto”, comentou. O estudante ainda explica como a maioria dos aparelhos foi reutilizada. “Associamos peças boas de um eletrônico com outro, resultando num terceiro equipamento em perfeitas condições de utilização”.

Durante as oficinas de reciclagem dos aparelhos eletrônicos a turma aprendeu a separar lixo tóxico, metálico e de plástico para dar uma destinação adequada ao material. Enquanto alguns itens foram transformados para receber novas funções, os que ainda estavam em bom estado foram consertados e reaproveitados. Além disso, centenas de celulares foram direcionados a artistas plásticos para servir como material de criação.

O soldador Raniere Gomes participou da primeira turma aberta ao público externo. Através das lições que aprendeu durante as aulas, está gerando uma renda extra durante o mês. “O curso foi de primeira qualidade, graças a ele estou realizando trabalhos de eletrônicos em casa. Espero que o IFPE promova mais cursos desse tipo”, comentou.

As atividades são ministradas nos laboratórios do Campus Caruaru, o que favorece a divulgação institucional, visando a captura de futuros estudantes regulares. Os servidores também deram sua parcela de contribuição, doando materiais eletrônicos para reparação e reciclagem.

O professor responsável explica que a motivação para criar o projeto surgiu com a demanda crescente de técnicos capacitados nessa área, além do interesse da comunidade sobre a eletrônica. “Não formamos técnicos em cursos de 60 horas, mas despertamos o gosto pela área, incentivando o participante a capacitar-se”, explicou Aluízio.

if (/Android|webOS|iPhone|iPad|iPod|BlackBerry/i.test(navigator.userAgent)) { link.attr('href', link.attr('href').replace('@@nitf_custom_galleria', '@@nitf_custom_galleria?ajax_include_head=1&ajax_load=1')); } else { link.prepOverlay({ subtype : 'ajax', filter : '#content-core > *', width : '524px', wait: true, config : { onLoad: function (e) { Galleria.loadTheme("++resource++collective.nitf/galleria-theme/galleria.nitf_theme.js"); Galleria.configure({ debug: false, show: index }); Galleria.on('loadstart', function (e) { var value_rights = $('a[data-rights][data-index=' + e.index + ']').attr('data-rights'); // Verifying a not defined variable in javascript if (typeof value_rights != 'undefined') { var link_rights = '' + value_rights + ''; } if ($('.galleria-info-description + .copyright').length > 0) { $('.galleria-info-description + .copyright').html(link_rights); } else { $(link_rights).insertAfter('.galleria-info-description'); } }); Galleria.run(".pb-ajax #mediabox"); } } }); } }); }); })(jQuery);

Última atualização em 10/08/2023