Projeto resgata o legado de Henrich Moser

Projeto resgata o legado de Henrich Moser

Projeto vai catalogar e divulgar ilustrações do famoso vitralista alemão, Heinrich Moser, também responsável por ilustrar jornais pernambucanos do início do século XX por publicado: 01/02/2017 16h41 última modificação: 01/02/2017 16h41

Alguns já ouviram falar nos vitrais de Heinrich Moser, alemão que trouxe a técnica ao Recife. Há até passeios turísticos para visitar suas obras instaladas em pontos como Palácio da Justiça, Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Clube Internacional do Recife e Capitania dos Portos. O que poucos conhecem é sua produção gráfica, que estampou livros, capas de jornais e revistas. Esse desconhecimento deve durar pouco graças ao projeto de Extensão desenvolvido no Campus Olinda, que pretende catalogar e dar visibilidade a sua arte impressa.

Em busca desse tesouro escondido em bibliotecas e acervos pessoais, o grupo ganhou apoio do governo alemão, através Programa de Preservação Cultural do Ministério das Relações Exteriores. Foram doados 3,5 mil euros utilizados para adquirir equipamentos para captar as imagens encontradas, como câmera e tripé, além de outros materiais de custeio. “Até dezembro, a catalogação, nosso grande produto final, será disponibilizada na internet. Vamos distribuir o material em DVDs para as escolas”, revela Leopoldina Lócio, idealizadora e coordenadora do projeto “Heinrich Moser: arte e memória gráfica em Pernambuco no início do século XX”.

As imagens identificadas serão estudadas através de duas metodologias francesas que ajudarão a desvendar um pouco mais a obra do artista. “Já sabemos que ele tem influência da escola moderna e utilizava cores vibrantes”, explica a docente Ana Carolina Machado, supervisora do projeto. Moser tem peso na cena artística pernambucana do século passado. Além de vitralista e arquiteto, foi um dos fundadores da Escola de Belas Artes do Recife, onde teve como discípulos artistas como Lula Cardoso Ayres.

Para encontrar as imagens, os integrantes visitaram as bibliotecas do Estado e da Fundaj, parceira do projeto, onde passaram pelo setor de microfilmagem. Entrevistaram Ângela Távora, mulher do neto do artista e autora do livro “Moser: um artista alemão no Nordeste” e encontraram a socióloga Silke Weber, também neta do alemão. Até agora, foram identificadas 12 capas do Jornal do Commercio e outras 24 da Revista de Pernambuco, que circulou entre os anos 24 e 26. “Só catalogamos um livro, mas sabemos que existem outros”, explica Leopoldina.

Essa investigação, trilhada por um caminho que não se sabe aonde leva, move os membros da pesquisa. “Ele era citado em pesquisas, na maioria das vezes, relacionadas aos vitrais. Conhecer sua produção gráfica vai contribuir em mais uma peça do quebra-cabeça da história gráfica de Pernambuco, aprofundando nossa cultura visual, descobrindo as técnicas utilizadas. As imagens refletem a cultura de uma época”, justifica a coordenadora do projeto.

As possibilidades que o estudo oferece são vislumbradas pelo estudante de Artes Visuais, Ítalo Albuquerque, um dos bolsistas envolvidos no trabalho. “Esse estudo pode se desdobrar em diversas áreas acadêmicas, gerando outras pesquisas. As imagens carregam a influência do lugar social onde Moser viveu, no início do século XX, e fornecem elementos de como determinadas questões eram tratadas, como as de gênero”, exemplifica.

if (/Android|webOS|iPhone|iPad|iPod|BlackBerry/i.test(navigator.userAgent)) { link.attr('href', link.attr('href').replace('@@nitf_custom_galleria', '@@nitf_custom_galleria?ajax_include_head=1&ajax_load=1')); } else { link.prepOverlay({ subtype : 'ajax', filter : '#content-core > *', width : '524px', wait: true, config : { onLoad: function (e) { Galleria.loadTheme("++resource++collective.nitf/galleria-theme/galleria.nitf_theme.js"); Galleria.configure({ debug: false, show: index }); Galleria.on('loadstart', function (e) { var value_rights = $('a[data-rights][data-index=' + e.index + ']').attr('data-rights'); // Verifying a not defined variable in javascript if (typeof value_rights != 'undefined') { var link_rights = '' + value_rights + ''; } if ($('.galleria-info-description + .copyright').length > 0) { $('.galleria-info-description + .copyright').html(link_rights); } else { $(link_rights).insertAfter('.galleria-info-description'); } }); Galleria.run(".pb-ajax #mediabox"); } } }); } }); }); })(jQuery);

Última atualização em 10/08/2023