Você está aqui: Página Inicial > Imprensa > Releases > IFPE abre inscrições para segunda edição do CAOS - Semana Criativa do Campus Olinda

CAOS ocorrerá entre os dias 7 e 9 de novembro no IFPE - Campus Olinda. Programação inclui palestras, oficinas, workshops, exposições, performances, feira criativa e Semana do Livro
por publicado: 28/10/2017 00h00 última modificação: 22/11/2017 18h52

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do CAOS – Semana Criativa, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de novembro, no Campus Olinda do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Artistas, pesquisadores e profissionais da cena cultural pernambucana e do mercado de design vão debater e desenvolver ações relacionadas à Arte e Tecnologia, tema do evento. Todas as atividades são gratuitas. As inscrições podem ser feitas através do site http://caos.ifpe.edu.br até o dia 6 de novembro.

Algumas das oficinas oferecidas são a de aquarela, bordado, grafite e doodle art, design voltado ao usuário, estamparia manual, fotomontagem, modelo vivo, modelagem em 3D, projetos criativos, pastel seco, introdução ao photoshop, modelagem em argila, construção de sites e videoarte. Ainda serão oferecidos minicursos que ocorrerão durante os três dias de evento, como o de eletrogravura, técnica artística pouco conhecida e de baixo custo, que será ministrado pelos artistas Ricardo Mello e Paulo do Amparo.

A temática Arte e Tecnologia será abordada através de palestras e rodas de diálogos por nomes como o do pesquisador de cinema,Paulo Cunha, integrante do movimento experimental de cinema super-8 e 16 milímetros, nas décadas de 60 e 70, do escritor e chargista Itamar Morgado, autor de livros como Bia Baobá e A peleja do boi Maneiro e do ilustrador Vladimir Barros.

Outros temas relacionados à arte que serão discutidos são as representações LGBTs nas histórias em quadrinhos, com a editora e tradutora de histórias em quadrinhos Dandara Palankof;  ou a relação entre arte e ciência, aboradada pelo professor do CIn/UFPE, Sóstenes Lins, autor de uma teoria matemática revolucionária, elaborada na década de 70. Ele criou novas formas geométricas, sem planos, que serão expostas no CAOS. O público poderá conferir ainda espaços expositivos com desenhos, pinturas e gravuras realizadas por artistas e estudantes ligados ao IFPE Olinda; além de exposição digital, com peças gráficas e animações.

A transexualidade nas artes será tema de uma conversa entre o jornalista e fotógrafo, Chico Ludermir, autor do livro "A História Incompleta de Brenda e de Outras Mulheres"- que documenta vidas de onze mulheres trans e travestis; a premiada artista baiana Virgínia de Medeiros, que desenvolve um trabalho documental e já passou por residências artísticas em países como Canadá, Estados Unidos e Timor-Leste e a estudante de pedagogia, Maria Clara Araújo, transexual que trabalha a temática com enfoque na educação.

Performances ocorrerão durante todo o CAOS, dentro de uma diversidade temática que abarca questões como representatividade indígena, apresentada pelo artista índio, Ziel Mendes, passando pela violência contra a mulher, com o trabalho “Tempos Vermelho”, da artista Yhaysa Cordeiro, até a opressão à mulher negra, através do recital Clamor Negro, da escritora Odailta Alves.

Ações artísticas ocorrerão paralelas à programação como a pintura nas ruas do entorno do Campus IFPE Olinda, ação guiada pelo artista Renato Valle, diretor técnico da Oficina Guaianases de Gravura (1993 -1995). Outro exemplo é o Retratos da Hora, experimentações em desenhos feitas com o público presente. As apresentações culturais ficarão por conta de atrações como a Banda Sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) e Orquestra Pernambucana de Clarinetes.

FEIRA CRIATIVA e SEMANA DO LIVRO – Dentro do CAOS, ocorrerá a Semana do Livro do IFPE Olinda, com oficinas de contação de histórias, exibição de documentários e exposição fotográfica. O evento também sediará a Feira Criativa, espaço para comercialização de produtos elaborados por estudantes do IFPE Olinda, além de obras de art

registrado em: