Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Abertas inscrições para o I Prêmio de Propriedade Intelectual nas Escolas

Abertas inscrições para o I Prêmio de Propriedade Intelectual nas Escolas

Valor total a ser distribuído aos finalistas é R$ 124.554,26. Inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas até o dia 30 de novembro pelo Portal do INPI
por publicado: 10/11/2021 14h48 última modificação: 10/11/2021 16h02

Estão abertas, até o dia 30 de novembro, as inscrições para o I Prêmio PI nas Escolas, concurso voltado ao incentivo à inserção de propriedade intelectual em escolas brasileiras.  A premiação tem caráter pedagógico-educacional e seu propósito é identificar, valorizar e divulgar experiências educativas inclusivas, equitativas, transdisciplinares e de qualidade, conforme o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 aprovado pelos Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), planejadas e realizadas por docentes e/ou gestores escolares em escolas particulares e públicas de ensino regular brasileiras, da Educação Infantil ao Ensino Médio e Profissionalizante.

Os participantes podem concorrer em cinco categorias: Criatividade - educação para a inovação e produção artística; Cidadania - educação para a cultura de respeito pela criação; Tecnologia - educação para a ciência e inovação; Planeta - educação para o aproveitamento sustentável e inovador dos recursos naturais; e Negócios - educação para o empreendedorismo.

O valor total a ser distribuído aos finalistas é R$ 124.554,26. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas de forma online até o dia 30 de novembro, exclusivamente pelo Portal do INPI (www.gov.br/inpi/pt-br/premio-pi-nas-escolas).

Durante o período de inscrições, os interessados em participar do prêmio podem agendar sessões de mentoria, com duração de meia hora, com profissionais voluntários especializados no ensino de propriedade intelectual, empreendedorismo e inovação.

As sessões são remotas, feitas por videoconferência. Os mentores poderão auxiliar docentes e gestores escolares esclarecendo dúvidas a respeito das iniciativas desenvolvidas e em relação às regras da premiação. O agendamento também é feito pelo portal da autarquia.

A premiação está prevista para o dia 10 de dezembro. A iniciativa é do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), autarquia vinculada ao Ministério da Economia.