Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Assistência Estudantil lança ciclo de palestras itinerantes

Assistência Estudantil lança ciclo de palestras itinerantes

Palestra de abertura do projeto (In)Formação DAE discutiu bullying e violência na escola. Na ocasião, também foi lançado um canal de atendimento aos estudantes.
por Ascom publicado: 21/06/2017 17h25 última modificação: 21/06/2017 17h25

A Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) lançou, nesta terça-feira (20), o (In)Formação DAE, projeto que consiste num ciclo de palestras itinerantes nos campi do IFPE voltado exclusivamente para estudantes do Instituto. Realizado no auditório do Campus Recife, o primeiro evento contou com a presença de alunas e alunos dos campi Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Ipojuca, Olinda, Recife e Vitória de Santo Antão, além das equipes multiprofissionais de cada campus. O tema debatido foi “Juventude, Infância e a Emergência de Jogos Adoecidos: a série ‘13 Reasons Why’ e o ‘Jogo Baleia Azul’ em debate no IFPE”.

Lançamento (In)Formação DAEO convidado para ministrar a palestra foi o representante da Cátedra UNESCO de Leitura em Pernambuco e coordenador do grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o professor e terapeuta Hugo Monteiro Ferreira. Durante sua fala, Hugo apresentou dados de pesquisas suas realizadas ao longo de 10 anos em diferentes cidades brasileiras sobre bullying e suicídio de adolescentes. A partir da leitura de depoimentos de jovens que sofreram esse tipo de violência, o palestrante alertou o público jovem presente no auditório para o fato de o bullying ser mais forte entre os 11 e os 15 anos e a importância de romper esse ciclo.

“A violência acontece de modo perverso, constante e intenso. Geralmente, ocorre de um grupo para um indivíduo, que é tido como mais fraco. Por isso, não colaborem com grupos preconceituosos, racistas, xenofóbicos, homofóbicos. Não fechem os olhos diante do fenômeno. Essa postura é covarde e vil. Ajudem a pessoa vítima de bullying”, orientou Hugo.

O professor da UFRPE também chamou atenção para os impactos do cyberbullying (bullying nas redes sociais) a partir da discussão da série 13 Reasons Why. “É muito preocupante, porque isso não é uma invenção da Netflix. Acontece aqui perto da gente”, alertou. Na avaliação de Hugo, a ausência do diálogo em casa e na escola contribui para essa realidade. “Não estamos ouvindo nossas crianças e adolescentes e isso é um problema muito grave. No trabalho de prevenção, acredito na empatia, na compaixão e no amor. Não se trata de negar os conflitos, mas transformar nossas escolas e nossas casas em ambientes de escuta e acolhimento”, defendeu.

Para a estudante Katharina Gomes, 16 anos, do curso técnico em Saneamento do Campus Recife, a iniciativa foi bastante proveitosa. “Eu gostei muito da palestra, porque ele aprofundou bem o assunto e fez gente olhar para o bullying com outros olhos”, conta a jovem.

Lançamento (In)Formação DAE   Lançamento (In)Formação DAE   Lançamento (In)Formação DAE

Durante a abertura do evento, a reitora Anália Ribeiro destacou o comprometimento do IFPE no diálogo com as e os estudantes. “Nossa proposta é de uma escola com informação e participação. Acreditamos que isso faz parte de uma educação profissionalizante e do processo de ser cidadão e cidadã. Como gestão, a gente quer trabalhar e discutir os problemas da nossa sociedade, da nossa juventude. É importante falar sobre suicídio, tristeza, alegria, relações interpessoais e o respeito à diversidade e ao aos modos de ser do outro”, declarou.

Lançamento (In)Formação DAESegundo a diretora da Assistência Estudantil do IFPE, Velda Martins, o (In)Formação DAE é uma maneira de trazer a Reitoria para mais perto dos e das estudantes. “Por uma questão de logística, a gente está reunindo os públicos por região. A ideia é informar, formando, fazendo com que as alunas e os alunos participem e se reconheçam enquanto membros de uma mesma instituição”, explicou Velda.

Próxima palestra – O segundo (In)Formação será realizado no dia 15 de agosto, no auditório do Campus Recife, a partir das 14h. O tema discutido será “Cibercrime; como se proteger” e contará com a participação do chefe da Comunicação Social da Polícia Federal de Pernambuco, Giovani  Santoro. As vagas serão reservadas a estudantes dos campi da Região Metropolitana do Recife (RMR). Os interessados devem procurar a Assistência Estudantil do seu respectivo campus, que é o setor responsável pela escolha e transporte dos representantes. Os públicos dos demais campi do Instituto serão contemplados posteriormente com outras palestras e também terão acesso às discussões através de vídeos.

Canal da Assistência Estudantil – A programação também contou com o lançamento do “Fale com a Assistência Estudantil”, um canal direto da DAE. Através da rede social do WhatsApp, alunas e alunos do IFPE poderão tirar dúvidas, fazer críticas e sugestões das 8h às 12h e das 13h às 17h.