Notícias
Astrofísico ministra palestra e entrega prêmios
“O professor pode levar o estudante a lugares inimagináveis se ele acreditar”, colocou o docente Francisco Braga, durante a solenidade de abertura da palestra do astrofísico Alberto Ardila, que aconteceu na manhã desta segunda (16) no auditório da Instituição. Os discentes Maria Inês e Matheus Valença, vencedores do Concurso Nacional de Astronomia em 2014, são prova disso. Pelo trabalho orientado pelo professor de Astronomia do campus, Guilherme Pereira, os jovens receberam, na ocasião, das mãos de Ardila, um quadro com o registro fotográfico que fizeram da Galáxia Ngc1300 como prêmio pela vitória.
“Escolhemos fotografar essa galáxia, porque ela se parece com a nossa”, explicou Matheus Valença. Maria Inês ressaltou ainda que, estudando a Ngc1300, será possível entender alguns aspectos da nossa própria galáxia. “É emocionante ouvir garotos de Ensino Médio falando de forma científica”, comentou o astrofísico, pesquisador do Laboratório Nacional de Astrofísica, com relação ao trabalho de Maria Inês e Matheus. Na edição deste ano, cinco equipes da Instituição estão participando do Concurso Nacional de Astrofísica. A professora Edilene Guimarães, pró-reitora de Ensino, representando no encontro a reitora Cláudia Sansil, e o professor Braga, diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, em nome do diretor-geral do campus, Valbérico Cardoso, receberam certificados de participação da Instituição no Concurso Nacional de Astronomia e na Olimpíada de Foguetes.
Depois das premiações, a mesa solene, composta pelos professores Edilene, Braga, Guilherme Pereira e por Ardila, deu espaço para a palestra sobre o perfil e formação necessárias a quem pretende se tornar um astrofísico. O evento ainda contou com momento de entrega das medalhas referente às Olimpíadas de Astronomia e de Foguetes. À tarde, a programação será retomada, às 14h, com nova oportunidade de os estudantes do Instituto terem contato com um astrofísico.