Início do conteúdo

Campus Abreu e Lima tem programação especial de Setembro Amarelo

Evento virtual no dia 30 de setembro discute suicídio, aspectos psicossociais e redes de apoio


O IFPE Abreu e Lima realiza, no dia 30 de setembro, o evento “A vida vale à pena ser vivida”, integrando as ações relativas ao Setembro Amarelo no campus.

O evento terá duas palestras. Pela manhã (das 10h às 12h), o tema é “Aspectos psicossociais do suicídio e ideação suicida”, com a participação de Erimar Cecília Espíndola Moura (Analista em saúde do Hospital Correia Picanço e psicóloga hospitalar do Instituto Materno Infantil de Pernambuco) e Manuella Bila de Melo (Psicóloga clínica e mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN). Pela tarde (das 13h30 às 15h30), o tema é “Rede de Apoio Psicossocial no SUS para os casos de ideação e tentativas de suicídio”, com a participação de Elma de Carvalho Malta Diniz (Gerente de Saúde Mental do município de Abreu e Lima) e Ana Paula Ochoa Santos (Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção PE).

“O Setembro Amarelo é um mês dedicado à discussão da saúde mental, algo que transcende ao derradeiro momento do suicídio. Ter empatia, simpatia e empoderamento necessários para a identificação e atuação nos casos de alteração da saúde mental que podem levar ao suicídio é algo que todos nós, como seres humanos e sociedade, podemos fazer”, declarou a professora do IFPE Abreu e Lima, Camilla Aquino, membra da comissão organizadora do evento.

As palestras ocorrem de modo virtual e são abertas a docentes, discentes, técnicos-administrativos, pesquisadores da área, bem como toda a comunidade. A programação detalhada pode ser consultada na página do evento (CLICANDO AQUI). As inscrições para participar podem ser realizadas até o dia do evento, 30 de setembro. Os inscritos receberão certificados de participação.

Fim do conteúdo