Campus Cabo realiza VIII Semana de Meio Ambiente nos dias 28 e 29 de junho

Estudantes da unidade já podem se inscrever e submeter trabalhos científicos

O Campus Cabo de Santo Agostinho do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) está com inscrições abertas para participação na VIII Semana de Meio Ambiente (SMA). O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de junho de 2022, em formato presencial, e tem a proposta de discutir sobre os Desafios e Experiências na Gestão de Resíduos Sólidos.

O evento tem o intuito de promover discussões pertinentes a programas, a projetos e ações voltadas à consecução dos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, trazendo atores públicos e privados. Podem participar do evento os estudantes dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Bacharelado em Engenharia Ambiental do Campus Cabo, bem como os/as servidores/as.

SUBMISSÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO – Os/As estudantes também tem a possibilidade de submeter trabalhos científicos, que sejam resultantes de estudos, pesquisas ou relatos de experiências concluídas ou em andamento, até o dia 19 de junho. Os trabalhos deverão versar sobre um dos seguintes Eixos Temáticos: Resíduos Sólidos, Águas e efluentes, Gestão Ambiental ou Educação Ambiental. No dia 23 de Junho será divulgado o resultado da avaliação dos artigos científicos. A apresentação dos artigos deverá ser oral, a ser realizada na manhã do dia 29 de junho, na sede provisória do Campus Cabo de Santo Agostinho. O tempo de apresentação de cada artigo será de 15 minutos, além dos comentários dos avaliadores.

INSCRIÇÕES – Para submeter um trabalho e se inscrever no evento, bem como nas oficinas ofertadas, acesse o site: https://www.even3.com.br/sma_8_2022/

PROGRAMAÇÃO – O evento terá uma programação totalmente presencial. Confira:

DIA 28/06 | terça-feira (LOCAL: UACSA/UFRPE)

• 08h00 – CREDENCIAMENTO;
  • 08h30 – ABERTURA OFICIAL;
  • 09h30 – MESA-REDONDA: Desafios na Gestão de Resíduos Sólidos – com:
    – Geraldo Miranda (Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho);
    – Relva Beltrão (Liquen Projetos e Consultoria Ambiental);
    – Nailza Arruda (Motir-On).
  • 14h00 às 17h00 – RODA DE PALESTRAS: Experiências Exitosas na Gestão de Resíduos Sólidos – com:
    1 – Rômulo Menezes (Berso/UFPE)
    2 – Andréa Cantarelli (Lógica Ambiental)
    3 – Erica Vinhaes (ASA – Programa Mundo Limpo)

DIA 29/06 | quarta-feira (LOCAL: IFPE – Campus Cabo)

• 09h00 às 12h00 – APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
  • 13h30 às 16h30 – OFICINAS (Técnico em Meio Ambiente):
    OFICINA 1 – Montagem de sensores térmicos, de luz e de umidade com utilização de kits arduíno (Grendes-Labgeo)
    OFICINA 2 – Componentes de sistema fotovoltaico para geração de eletricidade (Tec One)

• 13h00 às 17h00 – VISITA TÉCNICA (Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária):
    Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos – BERSO/UFPE