Campus Ipojuca abre primeiras turmas do Integrado

Cursos técnicos de Mecânica e Segurança do Trabalho agora são oferecidos na modalidade Integrado ao Ensino Médio

Campus Ipojuca do IFPE inaugurou o primeiro semestre de 2020 com uma grande novidade: duas primeiras turmas do Ensino Médio Integrado. A partir deste ano, estudantes que concluíram o Ensino Fundamental podem ingressar na modalidade dos cursos integrados, realizando na instituição o Ensino Médio regular juntamente com a formação técnica em Mecânica ou Segurança do Trabalho.

A introdução da nova modalidade no Campus é uma ação de verticalização do Ensino, que faz parte da natureza dos institutos federais. “Esta é uma característica especial da rede federal de educação tecnológica: oferecemos oportunidades de uma formação completa, que vai do Ensino Médio à pós-graduação. Hoje, são cerca de 600 campi dos institutos federais em todo o Brasil”, disse o diretor-geral do Campus Ipojuca, professor Enio Camilo de Lima.

Na última segunda-feira (3), os estudantes da modalidade foram recebidos pela equipe de direção em uma aula inaugural. Antes, representantes estudantis do Grêmio acompanharam as turmas em uma visita às dependências do Campus. “A estrutura é ótima, impressiona para quem está acostumado com escola pública”, disse Cauã Paixão, que vai iniciar o curso técnico integrado em Mecânica.

As estudantes Gabriela Amorim e Erika Patrícia, calouras do curso de Segurança do Trabalho, também aprovaram a aula inaugural, e esperam pelo início das aulas. “Gosto de Matemática e Física, e também espero pelas aulas de Filosofia”, conta Erika.

A professora Luciene Souza, diretora de Ensino do Campus Ipojuca, também falou aos estudantes na aula inaugural. “O IFPE traz um mundo de oportunidades. Vocês não terão apenas a formação técnica de qualidade, mas uma formação humana, com aprendizados que são importantes para toda a vida”, afirmou ela. “Vocês conquistaram este lugar em um Vestibular concorrido, e agora precisam fazer valer , estudando e participando das atividades propostas, como as ações de Pesquisa e Extensão, por exemplo”.